Media Capital mantém interesse em comprar 100% da Cofina

Depois de em Maio não ter confirmado interesse no negócio, dona da TVI informou agora a dona da CMTV de que está interessada em avançar. Há mais gente na corrida, incluindo Cristiano Ronaldo.

Foto
Media Capital volta a mostrar interesse no grupo dono do CM ADRIANO MIRANDA (arquivo)

A Media Capital, dona da TVI, garantiu nesta terça-feira que mantém interesse na "aquisição de 100% do capital da Cofina Media", segundo um comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na nota, o grupo "Media Capital, SGPS, S.A. torna público que informou a Cofina, SGPS, S.A." de que "mantém o interesse na aquisição de 100% do capital social da Cofina Media".

Além disso, a Media Capital "assume o compromisso de participar no processo de alienação do referido activo que venha a ser promovido pela Cofina, SGPS, S.A., organizado em modelo de leilão ou outro".

Segundo a empresa, este processo deve ser "pautado por regras objectivas e transparentes, mediante a apresentação de uma proposta que atribui à Cofina Media, S.A. um enterprise value superior a 75 milhões de euros".

O enterprise value é um dos métodos de avaliação de empresas. No caso de empresas cotadas, não se resume ao preço das acções, ou valor de mercado, sendo adicionado o valor de toda a dívida por pagar (curto e longo prazo) e subtraído o montante das disponibilidades financeiras (caixa e equivalentes).

No dia 30 de Junho, o administrador executivo da Cofina Media, Luís Santana, confirmou à Lusa que o futebolista Cristiano Ronaldo é investidor no management buy out (termo em inglês resumido na gíria financeira pela sigla MBO e que alude muito simplesmente à compra de uma empresa pelos seus próprios gestores) que está a ser preparado por um conjunto de quadros.

A 30 de Maio, Luís Santana tinha confirmado que, em conjunto com quadros da empresa, está a preparar um MBO, garantindo que "em momento algum ficará refém de qualquer tipo de interesses".

Por sua vez, o presidente executivo da Media Capital afirmou, em Maio, que a compra da Cofina "é um tema abstracto" para o grupo.

Em entrevista à Lusa, quando questionado sobre o ponto de situação de eventuais negociações, após o esclarecimento das duas empresas ao mercado em Março, Pedro Morais Leitão afirmou não saber responder, "porque depende tudo da Cofina".

"Se eu me sento com a Cofina? Não, não me sentei com a Cofina nunca. Desde que entrei aqui nunca me sentei com a Cofina", afirmava o gestor, que cumpre agora um ano na liderança executiva da Media Capital.

A 2 de Março, às 22:34, o jornal Observador escreveu "Media Capital, dona da TVI, em negociações para comprar Cofina, que detém Correio da Manhã". A notícia levou no dia seguinte a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a determinar a suspensão das acções da Cofina e da Media Capital, "aguardando informação relevante ao mercado".

A 3 de Março, a Media Capital, que tem Mário Ferreira como presidente do conselho de administração, informou, então, que estava "atenta e disponível para analisar oportunidades de negócio", mas quanto à aquisição da Cofina ou de activos do grupo de Paulo Fernandes que "nada" existia "de relevante".

A Cofina Media detém o Correio da Manhã, a CMTV, o Jornal de Negócios, Record e Sábado, entre outros títulos de imprensa.

Sugerir correcção
Comentar