Mulheres iranianas vão voltar a poder ver futebol local em estádios

Durante mais de 40 anos, as mulheres foram proibidas de assistir aos encontros nos estádios, mas face a pressão da FIFA, em 2019, foi autorizado público feminino nos jogos internacionais da selecção.

Foto
REUTERS/Johanna Geron

As mulheres iranianas vão poder voltar a ver futebol nos estádios locais, depois de terem sido banidas por um longo período, com raras excepções, anunciou hoje o presidente da Federação Iraniana de Futebol.

"Uma das principais novidades desta temporada é que as mulheres vão poder entrar nos estádios", revelou Mehdi Taj, durante a cerimónia do sorteio da competição, que terá um total de 16 equipas.

Em Agosto de 2022, as mulheres foram excepcionalmente autorizadas a assistir ao jogo entre o Esteghlal, que na altura era treinado pelo português Ricardo Sá Pinto, e o Mes Kerman, assim como em Março de 2023, quando a selecção iraniana defrontou a Rússia, num desafio particular, disputado no estádio Azadi, em Teerão.

Contudo, durante mais de 40 anos, as mulheres foram proibidas de assistir aos encontros nos estádios, mas face a pressão da FIFA, em 2019, foi autorizado público feminino nos jogos internacionais da selecção, o que aconteceu pela primeira vez desde a Revolução Islâmica de 1979.

O presidente do organismo confirmou que alguns estádios nas cidades de Isfahan, Kerman e Ahvaz estão "prontos" para receber os espectadores durante as partidas. No entanto, não nomeou nenhum estádio na capital Teerão.

O Irão enfrenta pressão crescente para permitir a entrada de mulheres nos jogos de futebol depois da morte, em 2019, de Sahar Khodayari, que se imolou por receio de ser presa ao tentar assistir a um jogo disfarçada de homem.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários