Teologia em cativeiro e teologia em liberdade

Em contraste com o que era habitual na Congregação para a Doutrina da Fé – estar sempre contra as inovações da teologia –, este Papa deseja e encoraja o carisma dos teólogos e a sua investigação.

Ouça este artigo
00:00
07:05

1. Sem conhecer a história da Inquisição, do Santo Ofício e da Congregação para a Doutrina da Fé, não se pode avaliar a novidade, o alcance e a importância de um acontecimento recente do Papa Bergoglio. Evoco a história dessas instituições que não poderei desenvolver nesta crónica, mas todos podem lembrar-se do papel do cardeal Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Em muito pouco tempo foram condenadas todas as formas inovadoras de teologia, já depois do Concílio Vaticano II. Era um regresso aos tempos anteriores a esse marcante acontecimento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários