A mesa da enóloga: Ana Coutinho n’A Sevilhana, em Vila Verde

A enóloga das Quintas do Homem até adora cozinhar em casa, receber e surpreender com pratos inovadores, mas o restaurante no centro de Vila Verde trouxe-lhe de volta as emoções da adolescência.

Foto
Ana Coutinho escolheu A Sevilhana pelas memórias de adolescência que guarda do restaurante. “Vínhamos todos os domingos, o meu pai levava-nos sempre a almoçar fora." Anna Costa
Ouça este artigo
00:00
03:29

Ana Coutinho é uma enóloga feliz, que se sente a gosto com aquilo que faz, cómoda e realizada com os vinhos puros e rigorosos que elabora nas Quintas do Homem. São três propriedades que se espraiam pelo vale fértil e verdejante rio Homem, na margem direita antes da passagem por Vila Verde. Ao todo, 26 hectares, a grande fatia nas quintas da Veiga e do Paço, com 11 hectares cada, mais os quatro da Bouça recentemente acrescentados.

O curioso é que Ana nunca pensou em ser enóloga, mas, pelos vistos, os vinhos eram mesmo a vocação escondida e foi amor à primeira vista. “Caí de pára-quedas, o que queria era ser militar, ir para a Força Aérea”, confessa, para explicar que as circunstâncias a têm empurrado sempre para o caminho certo. “Na vida nada acontece por acaso”, acredita.

Quando se candidatou à Força Aérea, como os testes psicotécnicos só se realizavam no final do ano, decidiu que, entretanto, não ia ficar em casa e escolheu enologia, na UTAD, para acompanhar a irmã, que já estudava noutro curso em Vila Real. Dois meses depois, quando foi fazer os testes à Força Aérea, já não hesitou quando a questionaram sobre o que queria para o seu futuro: “Fazer vinho”, disse.

Este ano fará já a sua 25.ª vindima, num percurso que, após o estágio inicial no Douro, na Quinta do Vallado, a tem mantido quase sempre no Minho, ao pé de casa. Mesmo quando se candidatou a trabalhar numa adega do Alentejo, as circunstâncias acabaram por impedir. “O carro avariou quando ia para a entrevista e tive de voltar para trás.” Pouco tempo depois, foi contratada pela Adega de Ponte de Lima.

Foi acolhida por Fernando Moura, seu grande mestre na enologia, que haveria depois de indicá-la para dar apoio na Quinta da Veiga. Um part-time que acabou por passar a tempo inteiro e evoluído depressa para duplicação da vinha – com junção da Quinta do Paço –, crescimento e modernização da adega, e incremento da qualidade dos vinhos.

Foto
"É mesmo um regresso àqueles tempos”, atalhou Ana. "Era isto que comíamos quando tinha 15 anos.” Camarão, gambas, bacalhau. E foi a opção mais adequada para os vinhos das Quintas do Homem. Anna Costa

Além da enologia, diz, “Adoro cozinhar, inventar, fazer diferente”, para receber amigos e convidados e surpreender com os almoços de família aos fins-de-semana. Por isso, conta que é raro comer fora e escolheu A Sevilhana pelas memórias de adolescência que guarda do restaurante. “Quando abriu, serviam numas tábuas, era uma novidade. Vínhamos todos os domingos, o meu pai levava-nos sempre a almoçar fora, agora é ao contrário, gosto é de fazer em casa.”

Com a marcação, propôs um menu actual, que dá destaque às carnes maturadas e importadas. Mas a gerência quis antes presenteá-la, e optou pelos pratos clássicos que deram fama à casa. “Até calhou bem, é mesmo um regresso àqueles tempos, era isto que comíamos quando tinha 15 anos”, atalhou Ana, contente por as circunstâncias terem, mais uma vez, mostrado que nada lhe acontece por acaso. Com camarão, gambas e bacalhau, esta era mesmo a opção mais adequada para os seus vinhos.

Restaurante A Sevilhana, Vila Verde Anna Costa
Bacalhau à lagareiro, no restaurante A Sevilhana, em Vila Verde Anna Costa
Restaurante A Sevilhana, Vila Verde Anna Costa
Leite-creme, no restaurante A Sevilhana, em Vila Verde Anna Costa
Fotogaleria
Restaurante A Sevilhana, Vila Verde Anna Costa

À MESA

A Sevilhana
Av. Dr. Bernardino Brito Ferreira, 186, Vila Verde
Tel.: 253312750
Encerra à terça

Refeição: Tortilha de legumes; salada de pepino, tomate e alface com molho de mostarda; gambas à Sevilhana (salteadas com alho e batata-palha a acompanhar); camarões-tigre grelhados, com molho de manteiga e batatas fritas; bacalhau à lagareiro com batata a murro

Vinhos: Vale do Homem Estagiado, Vale do Homem Loureiro, Vale do Homem Wild Ferment


Este artigo foi publicado na edição n.º 9 da revista Singular.

Sugerir correcção
Comentar