Operação da Europol sinaliza 82 vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal

Na sequência das diligências efectuadas em território nacional, foram identificados mais de 400 adultos e 36 menores em 23 locais espalhados pelo país. Foram ainda apreendidos 47 passaportes.

Foto
Operação contou com inspectores do SEF Rui Gaudencio

Uma operação da Europol identificou em Portugal 82 potenciais vítimas de tráfico de seres humanos, revelou esta quinta-feira o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), acrescentando que oito pessoas foram constituídas arguidas pela prática deste crime.

A operação da agência europeia de cooperação policial decorreu entre 10 e 17 de Junho e contou com a participação de 32 países, entre os quais Portugal, onde estiveram envolvidos 132 elementos de várias estruturas: SEF, Polícia Judiciária, GNR e Autoridade para as Condições do Trabalho, refere um comunicado do SEF.

Na sequência das diligências efectuadas em território nacional, foram identificados mais de 400 adultos e 36 menores em 23 locais espalhados pelo país. Foram ainda apreendidos 47 passaportes e 12 autorizações de residência.

O SEF adiantou que, em termos internacionais, a operação identificou 65.839 pessoas e verificou quase 23 mil veículos, tendo sido detidas 21 pessoas e sinalizadas 261 vítimas de tráfico.

A coordenação da Europol - que foi apoiada pelo Eurojust (agência europeia de cooperação judiciária), pela Autoridade Europeia do Trabalho e pela Frontex (agência europeia da guarda de fronteiras e costeira) - mobilizou também a participação de cerca de 27 mil polícias e inspeccionou 11.360 locais, nomeadamente restaurantes, explorações agrícolas, casas de massagens e cabeleireiros.

Os resultados desta operação desencadearam já a abertura de 86 novas investigações face aos indícios recolhidos relativamente a alegados suspeitos e vítimas de tráfico de pessoas.

Sugerir correcção
Comentar