Cisnes destroem campos de papoilas e ficam demasiado pedrados para voar

O ópio na planta fez com que as aves protegidas na Eslováquia não conseguissem andar ou voar. Os animais estão a fazer desintoxicação, mas é provável que voltem aos campos de papoilas.

sextou,relaxar,p3,aves,animais,eslovaquia,
Fotogaleria
Os cisnes foram levados para um centro de salvamento de animais feridos Kristína Bocková/ State Nature Conservancy of Slovak republic
sextou,relaxar,p3,aves,animais,eslovaquia,
Fotogaleria
Estiveram quatro meses a comer papoilas Kristína Bocková/ State Nature Conservancy of Slovak republic
sextou,relaxar,p3,aves,animais,eslovaquia,
Fotogaleria
Neste momento, existem 40 cisnes no campo Kristína Bocková/ State Nature Conservancy of Slovak republic
Ouça este artigo
00:00
02:32

Um bando de cerca de 20 cisnes invadiu um campo de papoilas nos arredores da cidade de Komárno, na Eslováquia, em Fevereiro, e as aves destruíram cinco hectares da colheita, causando prejuízos de dez mil euros ao dono do terreno, escreve o Baltic News, mas a história não fica por aqui.

Em pouco tempo, o pequeno grupo de cisnes “viciados em ópio” transformou-se em centenas que se recusaram a abandonar o campo depois de provarem a planta. “Eles vieram aos poucos. Contámos mais de 200 cisnes aqui”, contou o produtor, citado pelo mesmo site, acrescentando que, à excepção das sementes, a papoila é uma planta tóxica e, como tal, pode representar riscos para os animais.

Os cisnes são uma espécie protegida no país, o que significa que é proibido caçar e incomodar as aves. O agricultor acredita que os animais não voaram para o local atraídos pelas flores, mas antes pelas grandes poças de água que se formaram depois das fortes chuvas que atingiram a região.

Os tratadores, por outro lado, assumiram que os cisnes acabariam por sair do local, mas no início de Junho, depois de quatro meses de espera, decidiram levá-los à mão para o centro de salvamento de animais feridos em Marcelová — e dar início ao "processo de desintoxicação". Muitas das aves não conseguiam sequer andar ou voar.

Em resposta ao P3, o Departamento de Comunicação e Promoção de Conservação da Natureza eslovaco adianta que, neste momento, só existem 40 cisnes no campo de papoilas e que o consumo da planta também diminuiu. A par disto, lê-se no comunicado "as aves saudáveis" voaram para zonas onde existem papoilas selvagens que, alegadamente,"não lhes causam problemas de saúde".

O ópio das papoilas, que é retirado do látex branco e utilizado para produzir morfina, também deixou os animais cansados, desidratados e apáticos ao ponto de se tornarem num alvo mais fácil para os predadores. O vídeo da estação de televisão alemã DW mostra o momento em que as aves foram levadas pelos tratadores e a facilidade com que se deixam apanhar.

Segundo os especialistas em vida animal, os sintomas e riscos do consumo de droga nestes pássaros são semelhantes aos dos humanos. Os cisnes que provam pequenas quantidades de papoilas ficam intoxicados, mas os que se alimentam mais da planta podem sofrer uma overdose e morrer, como aconteceu com dezenas das aves que estavam no campo.

Apesar de terem sido afastados das papoilas, é provável que os cisnes regressem aos campos quando recuperarem.

Texto editado às 10h47 de dia 5 de Julho com novas informações sobre o número de cisnes que continuam no campo de papoilas e fotografias enviadas pelo Departamento de Conservação da Natureza da Eslováquia.

Sugerir correcção
Comentar