Usaram o fogo no Inverno e no Verão conseguiram apagar as chamas apenas com as mãos

As marcas do incêndio do ano passado mapeiam a passagem das chamas, que foram travadas pela população numa área limpa de vegetação seca. A AGIF adianta que esta técnica avança de forma “tímida”.

incendios,trasosmontes,vila-real,local-porto,local,ambiente,
Fotogaleria
Tiago Bernardo Lopes
incendios,trasosmontes,vila-real,local-porto,local,ambiente,
Fotogaleria
Tiago Bernardo Lopes
Ouça este artigo
00:00
14:28

No mesmo pinhal, na freguesia de Tresminas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, dois cenários completamente distintos: de um lado, há uma mancha carbonizada a perder de vista; do outro, os pinheiros fundem-se numa mancha verde. No ano passado, em Julho, um incêndio deflagrou perto do lugar de Filhagosa, daquela freguesia, ganhou dimensão de níveis pouco recomendáveis, e consumiu uma extensão de muitos hectares, mas, a dada altura, o fogo perdeu a força. As fileiras de pinheiros são contínuas — não existem divisões por clareiras, nem qualquer tipo de estruturas de contenção pelo caminho, além de alguns caminhos de terra batida. Só que uma área ardeu e a outra não.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários