Boas memórias de Adriana, saudades de Millôr e o resto

Na música, em Portugal ou no Brasil, o mais natural é que cada um dos lados procure “ler” o outro através da sua própria expressão e perspectiva.

Ouça este artigo
00:00
04:35

Em boa hora O Menino Maluquinho de Ziraldo “aterrou” (Ziraldo escreveria “aterrissou”) neste espaço, porque a comparação aqui feita entre o original brasileiro e uma “tradução” portuguesa deste conto para crianças reacendeu um estimulante debate entre diferenças e idiossincrasias do português que se fala e escreve no Brasil face ao de Portugal. A mais recente, que pode ser lida nos comentários que suscitou, é esta: “Por que razão os portugueses cantam canções brasileiras mudando de sotaque?” É uma pergunta e uma afirmação: aos portugueses, escreve, “o discurso da ‘riqueza na diversidade’ incute-lhes a ideia de que ‘não é a mesma coisa’”. Deve ir pouco a concertos, porque o comum é ouvir portugueses, às centenas, a trautear canções brasileiras sem lhes alterar minimamente o sotaque (ouvidos atentos e treino de décadas). Mas tal pergunta é uma boa deixa para recordar os traços do intercâmbio Brasil-Portugal, e vice-versa, em música.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários