Carlos Bica atira-se a Beethoven como se fosse uma canção dos Beatles

Na primeira edição do Causa-Efeito, nos 50 da Universidade Nova, o contrabaixista lidera o quarteto com que gravou Playing with Beethoven. Festival decorre entre quarta-feira e 1 de Julho.

cultura,beethoven,universidade-nova-lisboa,jazz,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Carlos Bica inaugura o novo festival de jazz contemporâneo Causa-Efeito, na Universidade Nova de Lisboa Dovile Sermokas
cultura,beethoven,universidade-nova-lisboa,jazz,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Contrabaixista Carlos Bica com o saxofonista Daniel Erdmann, o DJ Ill Vibe e o acordeonista João Barradas DR
Ouça este artigo
00:00
04:14

A pandemia, já bem o sabemos, mexeu com muitas dimensões da vida colectiva. Inclusive com a matemática. Daí que Carlos Bica tenha apresentado a 17 de Dezembro de 2022, no Cine-Teatro Louletano, o seu concerto de celebração de 250 anos sobre o nascimento de Beethoven, 252 anos após a data de baptismo do génio alemão. Mas nada de substancial se perdeu nesse hiato, antes se aprimorou o conceito de “desconstrução” da obra do compositor que o contrabaixista promoveu através da sua apropriação por um quarteto inédito – e que agora conhece edição em disco pela Clean Feed, ao mesmo tempo que, esta quarta-feira, inaugura o novo festival de jazz contemporâneo Causa-Efeito, a ter lugar na Universidade Nova de Lisboa e associado (agora sim, sem atrasos) a outra data redonda: o meio século da instituição académica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar