Caraíbas será o tema da ARCOmadrid 2024

A 43.ª edição da feira de arte contemporânea irá acontecer entre os dias 6 e 10 de Março de 2024.

Foto
A obra "Painting stealing paintings", de Adriana Proganó (3+1 Arte Contemporânea) na 42.ª edição da Arcomadrid

A Feira de Arte Contemporânea ARCOmadrid, em Espanha, vai realizar a sua 43.ª edição entre os dias 6 e 10 de Março de 2024, tendo as Caraíbas como tema central, anunciou esta terça-feira a organização.

O programa será composto por artistas e galerias ligados àquela região - sem se limitar ao território físico -, seleccionados pelas curadoras Sara Hermann e Carla Acevedo-Yates.

"Neste espírito, a secção, que manterá activa a ligação da feira à América Latina, contará com a participação de cerca de vinte galerias", esclarece a organização em comunicado.

As galerias, nacionais e internacionais, têm até 22 de Setembro para se candidatarem a participar no Programa Geral.

Com um enfoque principal na investigação e na descoberta, a feira de arte contemporânea manterá as secções regulares das edições anteriores.

O conteúdo artístico do Programa Geral será composto por galerias seleccionadas pelo comité organizador, composto por José Aloy (Polígrafa Obra Gráfica), Elba Benítez, Eduardo Brandão (Vermelho), Vera Cortês, Henrique Faria, Pedro Maisterra (Maisterravalbuena), Alex Mor (Mor Charpentier), Iñigo Navarro (Leandro Navarro), Sten Nordenhake (Nordenhake), Silvia Ortiz (Travesía quatro) e Rosa Santos.

Juntam-se ainda as secções com curadoria, como é o caso da Opening, que se destaca por promover a jovem cena galerística internacional, e Never the Same. Latin American Art, que continuará a investigar a diversidade de formas, práticas e sensibilidades artísticas da América Latina.

A primeira é comissariada por Yina Jiménez Suriel e Cristina Anglada, ao passo que a segunda tem curadoria de Manuela Moscoso e José Esparza Chong Cuy.

Por outro lado, a ArtsLibris, no seu esforço para incentivar o coleccionismo, voltará a posicionar-se como um local de referência para o mundo das publicações de artista, das auto-publicações, do livro de fotografia e do pensamento contemporâneo.

O Fórum e os Encontros Profissionais da ARCOmadrid terão no seu centro de análise e exploração o coleccionismo e as Caraíbas, acrescenta a ARCOmadrid.

A feira vai decorrer nos pavilhões 7 e 9 do Parque de Exposições de IFEMA Madrid, dedicando os três primeiros dias exclusivamente a profissionais.

Sugerir correcção
Comentar