Estados-membros da UE chegam a acordo para reformar e endurecer sistema de asilo europeu

Pacto prevê criação de centros para migrantes e de centros de detenção. Ao mesmo tempo, países que recusem acolher requerentes de asilo terão de contribuir para um fundo gerido por Bruxelas.

Foto
A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, com a comissária para os Assuntos Internos da União Europeia, Ylva Johansson JULIEN WARNAND/EPA
Ouça este artigo
--:--
--:--

Ainda não é a proposta final, que terá de ser agora negociada com o Parlamento Europeu, mas após sete anos de discussões, os Vinte e Sete chegaram a acordo sobre as regras que estarão na base do futuro sistema de asilo europeu. O derradeiro esforço passou por convencer o Governo italiano e quem mais cedeu para isso foi a Alemanha – com os Verdes alemães, parceiros de governo de Olaf Scholz, a falarem num “grave erro”. Ainda assim, a ministra do Interior de Berlim, Nancy Faeser, descreveu o acordo como “um sucesso histórico” para a União Europeia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários