Os corpos interrompidos pela memória de Joana Castro

De espectáculo de dança a filme, parte da mesma fantasmagoria para explorar uma outra noção de temporalidade. Esta sexta-feira no Cinema São Jorge, Lisboa, integrado no Temps d’Images.

Foto
CATHERINA CARDOSO
Ouça este artigo
--:--
--:--

No último mês da sua criação Darktraces: On Ghosts and Spectral Dances, apresentada em 2022 na Fundação Serralves, Joana Castro começou a questionar-se sobre como todas as questões de espectralidade e percepção de temporalidade, que explorava com as intérpretes em palco, poderiam ser transpostas para uma linguagem cinematográfica. Até porque estando também a “pensar na dança como uma arte efémera”, diz ao PÚBLICO sobre a peça original, “e a pensar o movimento de um corpo que desaparece e que ao desaparecer não há propriamente um traço permanente que fique”, intuía que haveria outros lugares de percepção e de interpretação a emergir, se a mesma dança surgisse mediada por uma arte que tem a capacidade de fixar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar