FPF quer a arbitragem no futebol profissional a ser gerida por uma entidade externa

A acontecer, a proposta significaria uma alteração profunda na forma como o sector tem sido dirigido.

Foto
Fernando Gomes, presidente da FPF MÁRIO CRUZ

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) propôs nesta terça-feira a criação de uma entidade externa que possa gerir a arbitragem nas competições desportivas profissionais, que obrigará a alterações nas normas que regulam a gestão da função de arbitragem em vigor. Para já, vai ser criado um grupo de trabalho.

O objectivo da proposta é criar "uma nova resposta" para esta tarefa, e aproximar esta entidade externa do modelo "que já sucede em outros países".

Na opinião da FPF, isto permitirá "utilizar ferramentas e mecanismos legais que garantam a constituição e desenvolvimento do quadro de árbitros mais adequado".

Face ao actual enquadramento legal, alerta, "será necessário estudar a alteração das principais normas que regulam a gestão da função de arbitragem", criando para isso um grupo de trabalho liderado pelo presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF.

Nele estarão também a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), que serão "convidados de imediato", tendo a FPF informado a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e os sócios federativos.

"A Direcção da FPF entende que o Conselho de Arbitragem e a arbitragem gozam da liberdade e da independência necessárias para o normal funcionamento, nomeadamente no que concerne às competições profissionais", contudo, está "sempre disponível para novas soluções e ideias" e é neste enquadramento que a sugestão da criação de uma nova entidade externa surge.

Sugerir correcção
Comentar