PSD admite comissão de inquérito às secretas se Costa não esclarecer quem sugeriu recurso ao SIS

Líder social-democrata diz que o silêncio do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro sobre o SIS “veio avolumar mais as dúvidas” e afirma que “parece” que estão a ser preparadas “respostas”.

Foto
Montenegro falou esta terça-feira aos jornalistas LUSA/RODRIGO ANTUNES

Luís Montenegro, líder do PSD, admitiu que viabilizará uma comissão de inquérito parlamentar à actuação das secretas no caso do Ministério das Infra-Estruturas se o primeiro-ministro não responder às questões que o PSD lhe vai enviar.

"Vamos endossar estas perguntas [sobre a actuação do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP)] ao primeiro-ministro para que ele clarifique a ocorrência e evite a comissão de inquérito sobre esse assunto", disse esta terça-feira, afirmando depois que o partido não pode "excluir de todo essa possibilidade" e que "se não sobrar outro instrumento a não ser esse" não lhes resta "outro remédio".

Já no início do mês Montenegro abrira a porta a esta comissão de inquérito, proposta por IL e Chega (o primeiro ao SIS, o segundo ao SIRP) e que será discutida a 14 de Junho.

Para o PSD, não basta o primeiro-ministro, António Costa, dizer que "não houve ilegalidade na actuação do SIS" — é "preciso demonstrar". "O primeiro-ministro não pode apenas ir à conclusão, tem de a explicar. E isso ainda não fez. As versões que são dadas são sempre diferentes das anteriores", concluiu.

Preparação de respostas

Considerou também o líder do PSD que o silêncio do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, sobre o SIS "veio avolumar mais as dúvidas" . "Creio que o secretário de Estado adjunto, independentemente do que possa vir a dizer em sede parlamentar, já poderia ter contribuído para o esclarecimento, mas só veio avolumar ainda mais a dúvidas, parece que se estão a preparar respostas para que tudo encaixe", afirmou Luís Montenegro.

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro — que poderá ter de ir ao Parlamento a uma audição sobre o tema — tem recusado responder a perguntas sobre a actuação do SIS na recuperação do computador de um ex-adjunto do ministro das Infra-Estruturas, depois de João Galamba ter afirmado, na sua audição na comissão de inquérito à TAP, este mês, que quem lhe disse, em 26 de Abril, para contactar os serviços de informações foi Mendonça Mendes.

Montenegro dirigia-se aos jornalistas após uma reunião com a Associação do Alojamento Local em Portugal, realizada na manhã desta terça-feira na sede do partido. Sobre o assunto, disse o presidente do PSD que, um dia que chegue a primeiro-ministro, irá revogar um conjunto de medidas deste Governo em relação ao alojamento local. Leitão Amaro, ideólogo do programa do PSD para esta área, já havia dito algo semelhante ao Eco, no passado mês.

Sugerir correcção
Comentar