Bairros Saudáveis provou “força da comunidade” e vai ter nova edição

Taxa de execução média das mais de 1900 actividades propostas por 240 projectos foi de 94%. Projecto de iniciativa participativa provou que é possível “fazer muito com pouco”, diz Helena Roseta

Foto
Um dos projectos serviu para ensinar mulheres a fazer reparações em casa Rui Farinha/ PÚBLICO
Ouça este artigo
--:--
--:--

Quando o programa Bairros Saudáveis foi anunciado ao país, a primeira vaga da pandemia vivia o seu auge. Nesse dia de Junho de 2020, a ministra da Saúde, Marta Temido, lamentava 1527 mortes e anunciava a existência de 38.464 infectados e de 67 internados em cuidados intensivos. Helena Roseta guardou os números do boletim diário como prova do cenário “impressionante” em que o projecto por si coordenado foi iniciado, há quase três anos. Desde aí, o Bairros Saudáveis apoiou 240 projectos pensados e executados pelas comunidades, mostrando ser possível “fazer muito com pouco”, apontou: "O euro vale mais nestas mãos do que vale em administrações centrais que não estão tão perto do terreno."

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar