Buitrago vence etapa e João Almeida perde mais 20 segundos

Trio do pódio manteve-se junto até ao quilómetro final, onde o camisola rosa tentou puxar dos galões, sem conseguir impressionar Roglic.

Foto
João Almeida não deverá deixar escapar o pódio no Giro Reuters/JENNIFER LORENZINI
Ouça este artigo
--:--
--:--

O colombiano Santiago Buitrago (Bahrain) venceu, esta sexta-feira, a 19.ª etapa da Volta a Itália, entre Longarone e Tre Cime di Lavaredo, numa extensão de 183 quilómetros, com Geraint Thomas (Ineos) a conservar a camisola rosa antes do contra-relógio de 18,6 quilómetros, deste sábado, penúltima possibilidade para qualquer alteração na geral.

Buitrago cortou a meta isolado, com o tempo de 5h28m07s, seguido de Derek Gee (Israel), candidato à vitória da camisola azul, que coleccionou mais um segundo lugar, o quinto neste Giro, embora a luta mais relevante ficasse reservada ao trio Almeida, Roglic e Thomas.

João Almeida (Emirates) atacou nos últimos dois quilómetros, mas Primoz Roglic (Jumbo) respondeu, subindo a fasquia, tendo o último quilómetro confirmado o estatuto dos três primeiros da classificação. Thomas ainda tentou uma demonstração de força a 200 metros do fim, quando João Almeida já tinha ficado ligeiramente para trás, mas Roglic acabou mesmo por cortar a meta três segundos à frente do britânico, que por sua vez deixou Almeida a 20 segundos, o que na geral se traduz em 59 segundos de diferença.

A etapa, duríssima, com três contagens de primeira categoria e duas de segunda, foi muito movimentada, com uma fuga de dezena e meia de ciclistas a conquistar uma vantagem que era de 7m40s à entrada dos últimos 50 quilómetros.

Na fase decisiva, com a liderança dos trepadores em jogo, Derek Gee (Israel) destacou-se - foi primeiro no KOM em Valparola, Giau, no sprint intermédio de Cortina e no Tre Croci (tinha sido terceiro em Campolongo), antes de atacar a última escalada, ameaçando a camisola de Thibaut Pinot (Groupama).

Sugerir correcção
Ler 2 comentários