Tina Turner, rainha do rock’n’roll, estrela planetária, lenda eterna

Voz soul poderosa, performer de excepção, estrela pop de primeira grandeza. Tina Turner, a de Proud Mary e The best, exemplo de persistência, morreu aos 83 anos.

cultura,obituario,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Tina Turner no Ritz, em Nova Iorque, 1981 Gary Gershoff/Getty Images
cultura,obituario,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Tina Turner em Amesterdão, 1971 Gijsbert Hanekroot
Ouça este artigo
--:--
--:--

“Não quero necessariamente ser uma pessoa forte. Tive uma vida terrível. Limitei-me a continuar. Limitas-te a continuar, e esperas que algo apareça”. Assim o dizia numa das suas últimas entrevistas, ao The New York Times, em 2019. Tina Turner, a cantora da magnificamente áspera voz soul, o furacão de palco que tantos impressionou e que tantos inspirou a adaptarem a sua presença enérgica, feroz, teve uma vida terrível, a primeira — aquela que fez dela, ao lado de Ike Turner, nome inescapável da soul e rhythm’n’blues dos anos 1960 e 1970. Teve depois, livre do marido abusivo, uma surpreendente segunda vida enquanto estrela pop planetária, omnipresente na década de 1980 e 1990.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários