Brooks Koepka conquista PGA Championship pela terceira vez

Norte-americano vence em Nova Iorque e já soma cinco vitórias em provas do Grand Slam

Foto
Brooks Koepka novamente na posse do Wanamaker Trophy © PGA Championship
Ouça este artigo
--:--
--:--

Antes da última volta do 105.º PGA Championship, Brooks Koepka tinha assegurado que aprendera com o que se passara no Masters, em Abril, quando, partindo para a ronda de domingo em Augusta National a liderar com duas pancadas de vantagem sobre a concorrência, acabou por ter de se contentar com o segundo lugar empatado com Phil Mickelson, ambos com quatro pancadas de desvantagem para aquele que seria o vencedor do primeiro major do ano, o espanhol Jon Rahm. 

E estava certo. Partindo novamente na frente para a jornada decisiva do segundo major do ano, no campo Este (Par 70) do Oak Hill Country Club, em Nova Iorque, o norte-americano da Flórida, de 33 anos, não deixou escapar o título, que foi o seu terceiro no PGA Championship (ganhara já em 2018 e 2019)  e o quinto no Grand Slam (Open dos EUA em 2017 e 2018). Juntou-se James Braid, John Henry Taylor, Byron Nelson, Peter Thomson e Seve Ballesteros no 15.º lugar dos jogadores mais vitórias em majors

"Sim, este [título] é provavelmente o mais doce de todos para mim, por todo o trabalho duro de que necessitei. É definitivamente especial”, disse Koepka, que lutou contra várias lesões nos últimos anos e chegou a equacionar o fim prematuro da sua carreira. 

Koepka iniciara a última volta em Oak Hill a comandar com a vantagem mínima sobre o norueguês Viktor Hovland e o canadiano Corey Conners, que repartiam o segundo lugar. Concluiu-a com 67 para somar 271 (-9) e vencer com duas pancadas à melhor sobre Hovland (68) e o americano Scottie Scheffler (65), vice-campeões com 273 (-7). Para Scheffler, tal posição foi suficiente para destronar Jon Rahm do topo do ranking mundial. 

Foi a nona vitória de Koepka no PGA Tour e a primeira desde o Waste Management Phoenix Open em Fevereiro de 2021. No Verão de 2022, ele juntou-se ao recém-criado circuito rival do LIV Golf, sendo por isso banido do PGA Tour, mas podendo participar nos majors porque estes não estão sob a alçada do PGA Tour e a classificação dele no ranking mundial (ainda) o permitia. Os torneio do LIV Golf não são pontuáveis para o ranking. Com esta vitória, Koepka subiu de 44.º para 13.º na tabela. 

Sucedeu a Justin Thomas na lista dos vencedores do PGA Championship, numa 105.ª edição em os americanos Bryson DeChambeau e Kurt Kitayama e o australiano Cameron Davis foram quartos com 277 (-3). O norte-irlandês Rory McIlroy, vencedor em 2012 e 2014 e n.º 3 mundial, foi sétimo empatado com o austríaco Sepp Straka, ambos com 278 (-2).

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar