Um dia mais curto no Giro e tudo na mesma

A etapa teve menos 120km do que o previsto e teve o colombiano Einer Rubio como vencedor. João Almeida mantém terceiro lugar e sem perder tempo para os dois primeiros.

joao-almeida,volta-italia,modalidades,desporto,ciclismo,
Fotogaleria
Einer Rubio venceu a 13.ª etapa do Giro EPA/LUCA ZENNARO
Thinaut Pinot, ciclista francês
Fotogaleria
Thinaut Pinot, ciclista francês EPA/JEAN-CHRISTOPHE BOTT
Ouça este artigo
--:--
--:--

Foi um dia mais curto do que o habitual na Volta a Itália em bicicleta. Eram para ser mais 199km, com chegada em altitude, mas a organização, devido ao mau tempo, decidiu retirar mais de 120km à 13.ª etapa, mantendo-lhe as duas principais subidas. Era um dia para os trepadores e foi o que aconteceu, com o colombiano Einer Rubio (Movistar) a estrear-se com vitórias em grandes voltas, sendo ele emergir vencedor de uma longa fuga em que tinha Thibaut Pinot (FDJ) e Jefferson Cepeda (EF-Education) como companheiros.

E também foi um dia em que nada mexeu entre os cinco primeiros da classificação geral, todos integrados no mesmo grupo que chegou 1m35s depois do vencedor. Geraint Thomas (Ineos) continua a ser o dono da camisola rosa, com mais dois segundos que Primoz Roglic (Jumbo) e mais 22s que João Almeida (Emirates), que continua a liderar a classificação do prémio da juventude. O português ainda acelerou um pouco nos últimos metros para ficar à frente de Thomas e Roglic e conseguiu-o, mas sem conseguir ganhar qualquer segundo.

Mesmo com a etapa cortada a menos de metade, esperava-se um dia animado. A nova partida começava praticamente na primeira subida e logo um grupo de cinco se destacou do pelotão, entre eles Rubio, Pinot e Cepeda. O pelotão deixou-os ir para a frente e, no início da segunda subida, já só eram três, nenhum deles no top-10.

A luta mais intensa foi entre Pinot, o veterano francês que se vai retirar no final da época, e Cepeda, um jovem equatoriano a cumprir a sua quarta participação no Giro. Os dois trocaram ataques na subida e, em determinados momentos, ambos pareceram ter a etapa na mão, mas, na verdade, gastaram a energia que não tinham e permitiram a Rubio dar o esticão nos últimos metros sem ter qualquer resposta dos colegas de fuga.

Para o colombiano da Movistar, foi a primeira vitória em grandes voltas, enquanto Pinot, que já não ganha uma etapa desde o Tour de 2019, ficou com dois prémios de consolação: passou a liderar o prémio da montanha e entrou para o top 10 da geral, precisamente em 10.º, a 3m13s de Thomas. "Foi um grande dia. Tem sido difícil com o mau tempo, mas tinha de continuar. Sabia que o Pinot estava muito forte. Tinha de ir com ele e jogar bem em termos tácticos. Vai demorar até perceber que ganhei uma etapa no Giro. Ainda nem acredito", declarou o colombiano.

Mais interessados em poupar energias para a última semana do Giro, os primeiros da geral chegaram em grupo, sem que nenhum deles tentasse sequer atacar para ganhar alguns segundos. E a etapa de sábado também não será para grandes ataques, com 163km entre Sierre e Cassano Magnano. Haverá uma contagem de primeira categoria aos 56km, no Passo del Sempione, e respectiva descida, mas, depois, será percurso plano até à meta, o que beneficia os “sprinters” ainda em prova.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários