Juntaram-se uma Missa, uma gruta e uma guitarra eléctrica...

Os Graindelavoix evidenciaram, sem surpresa, enorme qualidade individual e colectiva, com a direcção de Björn Schmelzer a potenciar a clareza polifónica.

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Björn Schmelzer quis criar um evento escuro, intitulando o concerto "Missa do Terramoto" Jorge Carmona
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Os três coros a quatro vozes contaram com a participação de um ou dois instrumentos cada (corneta, serpentão, duas trompas), para além de dois sopranos, um alto, três tenores e dois baixos. Jorge Carmona
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"Missa do Terramoto" Jorge Carmona
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"Missa do Terramoto" Jorge Carmona
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O concerto começa com um filme etnográfico a preto e branco, Il Culto delle Pietre (Luigi di Gianni, 1967), que documenta a procissão anual à gruta onde viveu São Venâncio. Os habitantes de Raiano (L'Aquila, Abruzzo, no centro de Itália), que poderiam ser tomados por portugueses da mesma época, esfregam-se contra as paredes do antro, como no interior de uma relíquia, procurando que ele lhes comunique as qualidades protectoras e terapêuticas do eremita. O documentário, nesta ocasião, é despido da sua banda sonora original e revestido por um fundo sonoro de índole electrónica, de autoria do guitarrista experimental Manuel Mota. O ambiente é estranho, estático, soturno; mal se avistam os músicos por detrás da tela reticulada.

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