João Almeida mantém lugar no pódio em etapa calma antes da alta montanha

Ciclista português seguiu no grupo do camisola rosa, que autorizou fuga sem consequências para os líderes.

Foto
Nico Denz venceu 12.ª etapa do Giro dr
Ouça este artigo
--:--
--:--

O alemão Nico Denz (BORA) venceu (4h18m11s) esta quinta-feira, num sprint a três, a 12.ª etapa da Volta a Itália, um trajecto de 185 quilómetros, com duas subidas de média montanha, entre Bra e Rivoli, e chegada próxima de Turim. Denz bateu Toms Skujins (Trek) e Sebastian Berwick (Israel) sobre a meta, depois de uma fuga "patrocinada" pela etapa de amanhã, e que exigiu grande controlo por parte dos favoritos à vitória no Giro.

Na frente, o britânico Geraint Thomas (INEOS) e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo) tiveram um dia menos complicado do que o da véspera, com o português João Almeida (UAE) a controlar as movimentações dos rivais, tendo cortado a meta em 40.º lugar, 8m19s depois do vencedor.

As fugas que foram sendo autorizadas não tiveram consequências para os primeiros lugares da geral, com o grupo do líder do Giro a permitir uma vantagem que chegou aos nove minutos.

A perseguição ao quarteto de fugitivos foi feita por um grupo intermédio, que manteve uma diferença a rondar os três minutos. Mas com a chegada da última subida, no Colle Braida, de segunda categoria, Alessandro Tonelli acabou por desfazer o quarteto, deixando Toms Skujins, Nico Denz e Sebastian Berwick isolados na descida para os últimos 20 quilómetros.

A 13.ª etapa, 199 km entre Borgofranco d’Ivrea e Crans Montana, é extremamente exigente, com três contagens de primeira categoria, a última na meta a quase 1.500 metros de altitude.

Sugerir correcção
Comentar