Rali de Portugal: nova mudança de líder após cinco troços

Kalle Rovanperä venceu Góis 2 e assumiu o comando.

Foto
Kalle Rovanperä assume liderança do rali de Portugal EPA/PAULO NOVAIS

A 56.ª edição do Rali de Portugal tem novo líder após a quinta das 19 especiais, disputada em Góis 2, em que o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota) bateu o espanhol Dani Sordo (Hyundai) e assumiu o comando.

Vencedor em 2022 e campeão mundial, Rovanperä tornou-se no primeiro piloto a repetir uma vitória em especiais nesta edição, quinta ronda do campeonato do mundo, tendo sido o mais rápido em Góis 2 (tinha vencido a primeira passagem por Arganil, de manhã).

Rovanperä ascendeu à liderança, com 0,8 segundos de vantagem sobre Sordo, que cedeu 1,2 segundos na quinta das oito especiais previstas para o dia. O belga Thierry Neuville (Hyundai) é o terceiro, a 14,2 segundos do comandante.

Kalle Rovanperä é o quarto líder do rali português, depois de o francês Pierre Loubet (Ford) ter assumido o comando ao vencer a especial de abertura da prova, em Lousã 1. O estónio Ott Tänak (Ford) venceu a seguinte, em Góis 1, e assumiu o primeiro lugar, que perdeu para Sordo na segunda passagem por Lousã, onde sofreu um furo.

Agora, na quinta especial do dia, Rovanperä protagonizou a terceira mudança de comandante, quando ainda falta disputar Arganil 2, Mortágua e a superespecial da Figueira da Foz.

Também na classe WRC2 o líder teve problemas mecânicos, com o francês Adrien Formaux (Ford Fiesta) a perder muito tempo durante o troço, entregando o comando ao sueco Oliver Solberg (Skoda Fábia).

O norte-irlandês Kris Meeke (Hyundai) desistiu ao início da tarde e entregou a liderança do Campeonato de Portugal ao bracarense Miguel Correia (Skoda Fábia).

Meeke parou a meio da primeira das cinco especiais desta tarde, em Lousã 2, devido a um problema num dos amortecedores, quando era 16.º da geral e liderava o pelotão nacional.

Desta forma, Miguel Correia é o novo líder da quarta prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, ocupando o 24.º lugar da geral.

Correia tem 6,3 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Armindo Araújo (Skoda Fábia), graças a uma escolha mais acertada de pneus, com o algarvio Ricardo Teodósio (Hyundai i20) em terceiro, a quase 36 segundos do piloto de Braga.

Sugerir correcção
Comentar