A condição pós-humana

Uma espécie que consegue criar artificialmente a sua imortalidade e que procura transformar-se em mera informação continua a ser uma espécie humana?

Ouça este artigo
--:--
--:--

Há quase meio século que a palavra – e o conceito – “pós-humano” iniciou um percurso com várias declinações até chegar à actual condição de apoteose sob a forma de um novo modelo de inteligência artificial (IA) que suscita ao mesmo tempo grandes medos e fascínios: o ChatGPT, essa criatura que se apresenta aparentemente (e ainda que seja só “aparentemente” não é coisa pouca) como uma “vida” exterior ao humano, à espécie, e para além da morte. O mais famoso antepassado do ChatGPT chama-se Hal 9000, o computador de 2001: Odisseia no Espaço (1968), o filme de Stanley Kubrik, que cometeu erros fatais e terá contribuído para criar o temor de que a IA escape ao nosso controlo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários