Devolver 29 crânios decapitados a Timor — Universidade de Coimbra vai debater restituições

Curadora da colecção de ossos da Universidade de Coimbra defende que os crânios do século XIX devem ser devolvidos a Timor. Reitoria concorda que chegou a hora do debate mesmo sem pedido de devolução.

Foto
SA - 02/05/2023 - COIMBRA - Papeis que acompanhavam os cranios trazidos de Timor no século XIX e de Angola Sérgio Azenha

A Universidade de Coimbra pretende iniciar em Junho um debate sobre a restituição das peças das suas colecções com origem nas ex-colónias, numa atitude sem precedentes no panorama nacional devido à importância simbólica desta instituição e ao impacto que poderá ter no seu riquíssimo património. Na primeira linha da discussão estará a colecção de crânios humanos decapitados com origem em Timor-Leste guardados no Departamento de Ciências da Vida desde o século XIX.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 40 comentários