PS dividido sobre se Costa ficou mais forte ou fragilizado após desafiar Marcelo

Ex-membros de governos do PS advertem para os “equilíbrios institucionais” e para o confronto institucional que se criou pelo facto de o primeiro-ministro ter decido manter João Galamba no executivo.

Foto
António Costa segura João Galamba e abre conflito com Belém MANUEL DE ALMEIDA

Apesar da pressão de várias figuras do PS, incluindo do presidente do partido, para que António Costa aproveitasse a crise política para fazer uma remodelação, o primeiro-ministro entendeu manter no Governo o ministro das Infra-estruturas que, por estes dias, esteve debaixo de fogo devido ao incidente que envolve o seu ex-adjunto, Frederico Pinheiro. Com esta decisão, Costa abriu uma frente de confronto institucional com o Presidente da República, que defendia a substituição de João Galamba. No entanto, os socialistas ouvidos pelo PÚBLICO dividem-se entre quem elogia a "coragem" e diz perceber a decisão do secretário-geral do PS e quem considera que doravante passará a haver uma "zona de confronto" entre São Bento e Belém.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 16 comentários