Joana Vasconcelos fez uma Árvore da Vida que é um hino às mulheres

Instalação da artista portuguesa inaugura esta quinta-feira na Sainte-Chapelle, em Vincennes, nos arredores de Paris. Tem cerca de 14 metros de altura e é composta por mais de 140 mil folhas bordadas.

cultura,joana-vasconcelos,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Instalação "A Árvore da Vida" em Sainte-Chapelle de Vincennes cortesia atelier joana vasconcelos
cultura,joana-vasconcelos,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Joana Vasconcelos na inauguração da sua obra de quase 14 metros metros de altura cortesia atelier joana vasconcelos

“Na verdade, isto que aqui está começou muito antes, talvez em 2016, na Villa Borghese, em Roma.” A artista portuguesa Joana Vasconcelos está no varandim do coro alto da Sainte-Chapelle do Castelo de Vincennes, nos arredores de Paris, e vai comentando a sua Árvore da Vida, cuja inauguração acontece esta quinta-feira ao fim da tarde. O lugar é um dos melhores para se apreciar plenamente esta escultura de quase 14 metros de altura e composta por mais de 140 mil folhas bordadas, pontualmente envolvidas por grinaldas de lâmpadas LED, e por uma base – as raízes e o tronco – ampla, pensada como um patchwork tridimensional. Os tons dominantes vão do vermelho escuro ao dourado. Mas já lá iremos. Tudo tem uma razão de ser nesta obra.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar