Banda grava “álbum perdido” dos Oasis com Inteligência Artificial

“Estávamos aborrecidos à espera que os Oasis voltassem”, explicou a banda Breeze ao apresentar o álbum, creditado aos Aisis, em que usaram Inteligência Artificial para recriar a voz de Liam Gallagher.

Foto
Liam Gallagher em 2009, num concerto dos Oasis no então Pavilhão Atlântico, em Lisboa NUNO FERREIRA SANTOS

Com a ajuda de um programa de Inteligência Artificial (IA), a banda indie britânica Breeze está a criar burburinho com um álbum onde recria como soaria hoje o grupo Oasis, que liderou as tabelas de vendas na década de 1990.

"Estávamos aborrecidos à espera que os Oasis voltassem", explicou o grupo ao apresentar o álbum The Lost Tapes - Volume One, em que os Breeze se apresentam como AISIS, um jogo de palavras entre "AI", a sigla das palavras "inteligência artificial" em inglês, e o nome da antiga banda de Liam Gallagher.

O "tédio" atingiu o auge em 2021, durante um dos confinamentos decretados na pandemia de covid-19, momento que os integrantes do Breeze aproveitaram para compor oito novas canções inspiradas na sonoridade dos Oasis.

Mais tarde, utilizaram um modelo de IA para simular a voz de Gallagher para a inclusão nas faixas originais. "A nossa banda soa exactamente como os Oasis. Assim sendo, tudo o que tive de fazer foi substituir as minhas vocalizações pelas do Liam", explicou ao Guardian Chris Woodgates, vocalista e guitarrista dos Breeze.​

O resultado não só foi bem recebido pelo público, como também obteve algum apoio do próprio cantor britânico. Gallagher, de 50 anos, referiu esta quarta-feira na rede social Twitter que não ouviu o álbum inteiro, mas ouviu uma música, acrescentando que a achou "melhor do que todas as outras coisas por aí".

O Guardian descreve as oito faixas do The Lost Tapes - Volume One, cuja capa recria a de (What's the Story) Morning Glory?, editado em 1995 e onde encontrávamos Wonderwall ou Don't look back in anger, como "praticamente indistinguíveis" de um verdadeiro álbum dos Oasis, "com melodias realmente cativantes", e chega a enquadrar o seu som no período entre o terceiro álbum original da banda de Manchester, Be Here Now (1997) e o quarto, Standing on the Shoulder of Giants (2000).

Este falso álbum perdido dos Oasis surge num momento em que, pela primeira vez desde o fim da banda, em 2009, parecem reais as perspectivas de uma reunião. Em Março, Noel e Liam, os irmãos há muito desavindos, deram sinais de que o regresso aos concertos não estará longe.

"Ele [Liam] tem o meu número de telefone. Tem o número de telefone do meu manager. Liga-nos... Pára de falar na porra da internet e vamos ver o que tens para dizer", disse o guitarrista à imprensa britânica. Já o vocalista, em resposta a um fã que, no Twitter, lhe perguntou se alguma vez iria ver os Oasis novamente, respondeu simplesmente, "está a acontecer".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários