Provas comentadas e conferência sobre sustentabilidade no Vidigueira Vinho

A terceira edição do Vidigueira Vinho vai decorrer de 7 a 9 de Abril, com provas comentadas e uma conferência sobre a aposta daquela sub-região na sustentabilidade e na internacionalização.

Foto
O "Vidigueira Vinho" realiza-se de 7 a 9 de Abril, do programa do evento faz parte uma conferência sobre os vinhos daquela sub-região alentejana, sustentabilidade e internacionalização Miguel Madeira

A terceira edição do Vidigueira Vinho, uma organização da autarquia local no Parque Multiusos do município, já no próximo no fim-de-semana, inclui feira com 20 produtores de vinho da Vidigueira, provas comentadas, uma conferência sobre a receita de sucesso daquela sub-região vitivinícola alentejana, showcooking, música ao vivo e oficinas criativas.

A conferência “Da Vidigueira para o Mundo — Da aposta na sustentabilidade à consolidação da internacionalização” é no sábado, pelas 11h30, no Espaço Galega, numa das ruas de acesso ao recinto do evento. E, explica a organização ao Terroir, "tem como principal objectivo disseminar a importância alcançada pelos vinhos da sub-região vitivinícola da Vidigueira nos mercados internacionais e perspectivar as tendências de afirmação futura", assim como discutir "o papel inovador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo e divulgar os resultados alcançados" por este programa pioneiro.

Os oradores são José Miguel Almeida, da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, e o presidente da subcomissão da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV na sigla inglesa) que estuda a Uva de Mesa, Uva Passa e Produtos não Fermentados da Videira, Luís Peres de Sousa. O também professor universitário abordará "a temática da diversificação da economia do vinho".

A Adega dos Produtores, a feira de vinhos propriamente dita, acontece sexta e sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 20h e vai reunir uma vintena de produtores, incluindo produtores de vinho da talha. No mesmo horário, há também expositores de outros produtos agro-alimentares e artesanato. Das 12h às 2h (domingo, apenas até às 20h), há tasquinhas com sabores regionais para acompanhar o vinho. Sexta e sábado, às 19h, há provas comentadas (não requerem inscrição prévia), dinamizadas pelos próprios produtores. O showcooking é às 16h30 de sexta e às 16h de sábado.

Durante a tarde, há animação de rua, cante tradicional e cante alentejano (este com várias actuações concentradas na tarde de sábado). Nas noites de sexta e sábado, há concertos a partir das 20h — destaque para os Raya na primeira noite e para os Anjos na segunda (ambos às 22h30) — e, depois da meia-noite, actuações de DJ.

Em paralelo ao evento, a adega-museu Cella Vinaria Antiqua, em Vila de Frades, inaugurará a primeira destilaria de aguardente de vinho da talha (sábado, 18h).

Durante os três dias, há diversões para os mais novos no espaço Brincarte, entre as 14h e as 20h. Quem quer aprender sobre o vinho de talha? e Derruba a talha são duas das actividades propostas. Também para os miúdos, há três oficinas: Mãos ao Barro, Pequenos Ceramistas!, Ilustra o Teu Postal (pintura com vinho) e Constrói o Teu Eco-Brinquedo.

Sugerir correcção
Comentar