Sete dicas para encontrares a felicidade no trabalho (sem ironia)

É importante encontrar formas de criar um bom ambiente e ser feliz no local de trabalho. Manter um estilo de vida activo e uma boa relação com os colegas são algumas das dicas para o conseguires.

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Existem várias formas de encontrar a felicidade no trabalho Pexels

Temos de trabalhar — mesmo que nem sempre seja agradável. Quer sejam as longas horas, as tarefas extenuantes ou apenas a natureza repetitiva de uma rotina diária, o trabalho é, por vezes, algo temos de fazer, mesmo que não queiramos.

Mas, dado que uma pessoa comum passará 90 mil horas a trabalhar durante a vida inteira, faz sentido tentar desfrutar dele. Então o que podes fazer para seres mais feliz no trabalho e reduzir o stress?

Fui a investigadora principal de um projecto governamental que se debruçou sobre como o nosso bem-estar e a nossa resiliência emocional podem mudar ao longo da vida.

Como parte deste projecto, a minha equipa, com a ajuda do think-tank da New Economics Foundation, identificou várias coisas que podem reduzir o stress e aumentar o bem-estar e a felicidade — e tudo isto pode ser aplicado no local de trabalho. Então, o que ajuda?

Ser activo

O exercício e outras actividades físicas não fazem com que os teus problemas ou stress desapareçam, mas reduzem a sua intensidade emocional e dão-te espaço mental para os resolveres — e ainda te manténs em forma.

A investigação já demonstrou várias vezes que o exercício tem benefícios, por isso porque não reservar um período do teu dia de trabalho para fazer alguma actividade física?

Caminhar de e para o trabalho é uma óptima forma de criar uma separação entre o período de trabalho e o de descanso. Se isso não for possível, podes sair do autocarro uma paragem mais cedo, tornar a tua hora de almoço activa ou encontrar uma aula para fazer antes do início do dia de trabalho.

Liga-te às pessoas

Se examinares a maior parte das escalas de felicidade, as relações com os outros aparecem quase sempre no topo dessas listas.

Durante a pandemia, o bem-estar de muitas pessoas foi afectado pela falta de contacto social. De facto, uma boa rede de apoio de amigos e familiares pode minimizar os teus problemas de trabalho e ajudar-te a ver as coisas de forma diferente.

Também vale a pena conheceres os teus colegas. Quanto mais investires nas tuas relações no trabalho, mais agradável poderá ser o teu dia.

Ajudar os colegas de trabalho (e não só) também pode aumentar a tua auto-estima e dar-te um sentido de propósito, essencial para o teu bem-estar e felicidade.

Aprender novas competências

Manteres-te "cognitivamente activo" é fundamental para o teu bem-estar psicológico e mental e pode proporcionar-te novas oportunidades na carreira. Portanto, tenta continuar a aprender — tirar um curso, desenvolver novas competências ou um novo passatempo, tudo se resume a isso.

Ter coisas a acontecer na tua vida fora do trabalho também é importante para o teu bem-estar emocional e mental. No Reino Unido, os horários de trabalho são dos mais longos da Europa, o que significa que muitas vezes não passamos tempo suficiente a fazer as coisas de que realmente gostamos. Não trabalhes horas excessivas. E assegura-te de que arranjas tempo para socializar, fazer exercício e outras actividades que consideres divertidas.

Mantém-te presente

É "estar no momento" e não pensar no passado ou olhar demasiado para o futuro. Se aproveitares o presente, vais apreciá-lo mais. De facto, há muita investigação sobre os aspectos positivos da atenção plena e como ela pode ajudar a tua saúde mental.

Também não tens de te sentar durante horas a meditar. Estar no momento é mais para trazer o teu cérebro de volta ao agora. Uma abordagem mais atenta à vida é algo que podes praticar a qualquer hora do dia, trata-se apenas de estar consciente, reparar no que te rodeia — as vistas, os sons, os cheiros. Podes fazê-lo enquanto caminhas, durante uma reunião ou a preparar uma chávena de chá.

Reconhecer os aspectos positivos

Estar presente ajuda-te também a reconhecer os aspectos positivos da tua vida — ver o copo meio cheio em vez de meio vazio.

Aceita que há coisas no trabalho ou na vida que não podes mudar e concentra-te nas coisas sobre as quais tens controlo. Lembra-te de te sentires grato pelos pontos positivos da tua vida.

Evitar hábitos pouco saudáveis

Tendo em conta o que sabemos sobre as suas consequências a longo prazo, o uso excessivo de álcool ou de café ou o tabagismo como estratégia para lidar com o stress no trabalho pode, em última análise, ter um impacto negativo na tua felicidade, mesmo que pareçam proporcionar uma rápida recuperação.

Trabalhar de forma mais inteligente

Dá prioridade ao trabalho durante o horário de trabalho e terás mais tempo disponível para fazer as coisas de que gostas. Aceita que a tua lista de coisas por fazer estará sempre cheia, por isso concentra-te primeiro nas coisas importantes.

Se tomares o controlo da tua vida profissional e conseguires o equilíbrio de que necessitas, é mais provável que sejas feliz no trabalho. De facto, dado que no Reino Unido as doenças relacionadas com o stress são responsáveis por quase 60% de todas as doenças crónicas, deves dar prioridade ao teu bem-estar e tentar reduzir o stress no trabalho sempre que possível.


Exclusivo PÚBLICO/The Conversation
Carey Cooper é professor de psicologia das organizações e da saúde na Universidade de Manchester

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