Ice Merchants vence cinco prémios no Monstra — Festival de Animação de Lisboa

Curta-metragem de João Gonzalez continua a arrecadar prémios. Festival acaba este domingo, com a exibição dos filmes premiados no Cinema São Jorge.

Foto
Frame de Ice Merchants DR

O filme Ice Merchants, de João Gonzalez, venceu cinco prémios na 22.ª edição do Monstra — Festival de Animação de Lisboa, incluindo o de Melhor Curta-Metragem, o prémio SPA/Vasco Granja e ainda o prémio do público, anunciou este sábado a organização do festival.

Os vencedores da 22.ª edição do Monstra foram revelados no Cinema São Jorge, em Lisboa, na cerimónia de encerramento do festival, que começou a 15 de Março e termina este domingo.

Além do prémio SPA/Vasco Granja e do prémio do público na competição portuguesa, Ice Merchants arrecadou a distinção de Melhor Curta-Metragem na competição internacional de curtas, em que venceu também o prémio do público. João Gonzalez levou ainda para casa um quinto prémio, o Monstrinha.

Ice Merchants, que teve estreia mundial em 2022 na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi premiada, alcançou uma nomeação para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

A curta tem somado vários outros prémios em festivais, entre os quais o Annie de Melhor Curta Metragem — os prémios Annie são considerados os Óscares da animação — e o prémio do público, na mesma categoria, do Festival Internacional de Cinema de Animação Anima, em Bruxelas (Bélgica).

O terceiro filme de João Gonzalez é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.

Ice Merchants, contado sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música composta pelo próprio Gonzalez, tem co-produção da portuguesa Cola Animation, com Reino Unido e França.

Demais premiados no Monstra incluem os títulos Guerras de Unicórnios, do espanhol Alberto Vázquez, e Apartamento de Cão, do estoniano Priit Tender. Estes venceram o Grande Prémio Monstra RTP2 nas competições internacionais de longas e curtas-metragens, respectivamente.

Na competição de longas-metragens, Nayola, de José Miguel Ribeiro — que se vai estrear no circuito comercial a 13 de Abril —, foi distinguido com os prémios de Melhor Banda Sonora e Prémio do Público (na competição de longas). O júri do festival atribuiu ainda um Prémio Especial a Os demónios do meu avô, de Nuno Beato.

Os filmes premiados voltam a ser exibidos este domingo, no Cinema São Jorge.

A 22.ª edição do Monstra associou-se aos 100 anos do cinema português de animação e acolheu a maior presença de sempre de filmes nacionais em competição.

O Japão, que tem quase sempre lugar de destaque no Monstra, é o país homenageado nesta edição, por conta dos 480 anos de amizade com Portugal.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários