Marc Márquez garante pole position no Algarve

Miguel Oliveira abre segunda linha da grelha para a corrida sprint e para o Grande Prémio de Portugal.

Foto
Miguel Oliveira garantiu a Q2 e o quarto lugar da grelha como melhor piloto Aprilia LUSA/NUNO VEIGA

O espanhol e seis vezes campeão do mundo da categoria, Marc Márquez (Honda), garantiu este sábado a primeira pole position (1m37,226s) da temporada de 2023 em MotoGP, pelo que partirá na frente para a corrida sprint desta tarde (15h) e também para o Grande Prémio de Portugal, amanhã (14h, SPTV).

Márquez bateu, na última tentativa, as Ducati do campeão do Mundo, Francesco Bagnaia (1m37,290s), e de Jorge Martin, relegando ainda Miguel Oliveira para a segunda linha, com o quarto tempo (1m37,521s), à frente de Jack Miller (KTM), de Enea Bastianini (Ducati)... e da Aprilia oficial de Maverick Viñales.

Márquez conseguiu o melhor tempo, estabelecendo novo recorde da pista, à "boleia" de Bastianini, facto que no final reconheceu ter sido a única forma de o conseguir neste momento, mesmo tendo noção que não é a forma mais elegante ou ética de conseguir uma pole.

Depois de uma queda que o condicionou e impediu de ter conseguido o acesso directo à Q2, ao ficar em 19.º lugar entre os 22 pilotos, Miguel Oliveira assegurou já esta manhã, na Q1, depois de uma sessão de treinos livres, o segundo lugar, que o colocou juntamente com Marc Márquez (Honda) - que bateu o recorde da pista com 1m37,675s - na Q2.

Tempo que Jack Miller (KTM) melhorou na primeira volta da Q2, fazendo 1m37,549s, mas que acabou por ser superado por quatro pilotos.

Sugerir correcção
Comentar