Vinte anos depois da invasão do Iraque temos um Médio Oriente pós-EUA

A guerra iniciada há 20 anos livrou os iraquianos de Saddam, mas trouxe sectarismo e massacres. O recente acordo entre sauditas e iranianos prova o declínio da influência de Washington na região.

Foto
Saddam Hussein passou à história, mas os objectivos dos EUA ao querer derrubar o ditador iraquiano não se concretizaram JAMAL NASRALLAH/EPA

Há um ângulo recorrente entre as análises publicadas a pretexto dos 20 anos da invasão do Iraque. “Uma questão persiste sobre o Iraque: Porque é que os EUA invadiram?”, questiona-se Max Fisher no jornal The New York Times. Não foi por Saddam Hussein ter armas de destruição maciça nem apoiar a Al-Qaeda. Entre as dúvidas, há uma certeza – o peso dos neoconservadores nessa decisão e a sua crença no famoso “efeito dominó”, que levaria a democracia de Bagdad a Damasco, de Damasco a Teerão. E assim, seria Washington, através do estabelecimento de uma democracia pró-americana, a moldar esse futuro glorioso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 35 comentários