Corrupção: é bem possível fazer melhor

O crime de corrupção será sempre difícil de percepcionar correctamente, tal como é difícil de combater. Mas é possível fazer mais na sua prevenção.

Somos um país de corruptos? Se perguntarem à maioria dos portugueses, eles dirão que sim. Pelo menos é isso que indica o Eurobarómetro especial dedicado à corrupção, realizado no ano passado. Uns esmagadores 90% dos inquiridos acreditam que este tipo de fenómeno é “muito” ou “bastante” comum em Portugal. Mas, se assim é, os portugueses já devem ter tido contacto com casos de corrupção ou conhecem alguém que se deixe corromper, certo? Aí o caso muda de figura e só 2% dizem ter testemunhado um caso concreto e apenas 8% (em 2019 eram 7%) disseram conhecer alguém que aceite ou tenha aceitado subornos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários