Protesto de trabalhadores de bares da CP atrasa saída de comboio em Santa Apolónia

Dos 30 a 40 manifestantes, alguns foram para a linha e impediram que o comboio com destino a Braga saísse à hora agendada.

Foto
O atraso foi de quase uma hora Rui Gaudencio

Um grupo de trabalhadores de bares dos comboios da CP atrasaram a saída de um comboio na estação de Santa Apolónia, este sábado de manhã, confirmou a PSP ao PÚBLICO.

O comboio, com destino a Braga, deveria ter saído às 9h30, mas um grupo composto por 30 a 40 manifestantes terá bloqueado a partida. Nem todos terão invadido a linha, afirmou uma fonte da CP ao PÚBLICO. O veículo partiu cerca de 50 minutos mais tarde, pelas 10h21.

O comboio que partia para Braga foi o único com percurso afectado pelo protesto.

Os trabalhadores dos bares dos comboios da CP têm estado em greve desde o 1 de Março. A greve deve-se ao facto da sociedade Apeadeiro 2020 - empresa que gere os bares nos Alfa Pendular e Intercidades da CP - alegadamente não ter pago os salários de Janeiro e Fevereiro.

Há 12 dias que um grupo de trabalhadores está acampado na estação de Santa Apolónia em protesto contra o atraso nos pagamentos.

A CP publicou esta sexta-feira um esclarecimento no site da companhia em que afirmava que "sempre cumpriu as suas obrigações, pagando à empresa concessionária Apeadeiro 2020 os valores acordados e de forma atempada."

No entanto, sublinhou que "o serviço prestado pela concessionária tem vindo a degradar-se". Afirmou ainda: "Face ao cumprimento do contrato, incluindo a liquidação dos valores devidos, a CP não compreende as razões para a concessionária faltar às suas obrigações perante os seus trabalhadores, deixando mais de uma centena de famílias em situação de incerteza."

No mesmo comunicado, a CP explicou que "avançou com a resolução, com efeitos imediatos, do contrato relativo à exploração do serviço de cafetaria e bar a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades" e que "iniciou os procedimentos legais com vista ao lançamento de um novo concurso público internacional, com carácter de urgência."

Sugerir correcção
Ler 6 comentários