Marcelo desclassificou os documentos que faltavam sobre a guerra colonial

Actas do Conselho Superior de Defesa do período marcelista, de 1968-74, estão digitalizadas e disponíveis. Cavaco Silva recusou desclassificar último lote de documentos sobre guerra colonial.

Foto
Antóno de Spínola com as tropas na Guiné, em 1969 Genevieve Chauvel/Sygma/Sygma via Getty Images

O último grande lote de documentos sobre a guerra colonial que era confidencial já foi desclassificado. Ao PÚBLICO, fonte oficial da Presidência da República revelou que “foram desclassificadas, em Junho de 2019, as actas do Conselho Superior de Defesa (CSD) do período compreendido entre Abril de 1968 e Fevereiro de 1974”, ou seja, os documentos que relatam a evolução da guerra colonial no tempo do marcelismo e as discussões havidas, na altura, entre o presidente do Conselho de Ministros, os chefes militares e o ministro da Guerra. Esses documentos foram, entretanto, digitalizados e estão hoje disponíveis para consulta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários