Fórum romano de Beja continua num impasse e coberto de lixo e ervas

Câmara de Beja contratou uma empresa de arqueologia para prosseguir com as escavações, afastando da tarefa a arqueóloga que detém a reserva científica do sítio. Financiamento comunitário em risco.

cultura,camara-beja,beja,patrimonio,culturaipsilon,arqueologia,
Fotogaleria
O sítio arqueológico tem a particularidade de apresentar no mesmo local vestígios do período da antiga República Romana, mas também do tempo do primeiro imperador, Augusto DR
cultura,camara-beja,beja,patrimonio,culturaipsilon,arqueologia,
Fotogaleria
Se havia testemunhos documentais que apontavam para a importância de Beja no passado, ao nível do edificado pouco chegara aos nossos dias DR
cultura,camara-beja,beja,patrimonio,culturaipsilon,arqueologia,
Fotogaleria
A DGPC confirmou que o projecto de valorização do espaço do fórum romano “foi aprovado em Maio de 2020" DR

O projecto de valorização do fórum romano de Beja, aprovado em 2020 pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), e que permitiria aos visitantes acesso ao mais importante achado arqueológico romano do sul do país, continua à espera de que a autarquia supere o contencioso que mantém com a arqueóloga Conceição Lopes, responsável pela sua redescoberta em 2008.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários