A razão de Estado na França das emoções

Em França, estamos perante um frente-a-frente entre um Presidente amigo do mercado e uma sociedade que vê na idade da reforma uma barreira intransponível para a preservação do Estado social.

Os trabalhadores de Portugal, Espanha ou Alemanha gostariam muito de estar a lutar pela idade de reforma que o Governo francês tenta aprovar contra a maior vaga de protestos dos últimos 30 anos. Chegar à idade de reforma aos 64 anos, desde que o período de descontos abranja 43, é uma aspiração inacessível à maioria dos europeus — a idade de reforma é de 66 anos e quatro meses em Portugal e 67 na Alemanha ou em Itália. Mas nenhuma comparação abala a consciência da excepção francesa em matéria de direitos sociais. Para o bem e para o mal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 51 comentários