E Portugal chega aos Óscares pela via mais curta: a animação

A animação portuguesa continua em festa à espera do que pode ainda acontecer ao filme de João Gonzalez, Ice Merchants, este domingo em Hollywood.

Foto
MR Manuel Roberto - 20 Janeiro 2023 - PORTUGAL, Porto - Joao Gonzalez, realizador de animacao, ilustrador e musico, autor de Ice Merchants, o primeiro filme portuguEs nomeado para os Oscares Manuel Roberto

Depois da festa espoletada pela nomeação, a 23 de Janeiro, do primeiro filme português como candidato efectivo ao Óscar de Hollywood, estes últimos dias que nos separam da “noite americana” de 12 de Março (madrugada da próxima segunda-feira, em Portugal) são de espera e de expectativa. Mas o essencial já foi conseguido: com Ice Merchants, João Gonzalez, o realizador, e Bruno Caetano, o produtor, fizeram já história ao conquistarem um lugar na plateia do Dolby Theatre, em Los Angeles. E, do lado de cá do Atlântico, o feito já deu também os seus frutos: à entrada da terceira semana de exibição, Ice Merchants mantinha-se em cartaz em 12 cidades do país, das 30 salas que o tinham acolhido em estreia comercial, tendo já acumulado, pelos números fornecidos pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), no início desta semana, mais de 7 mil espectadores e cerca de 17.500 euros de receitas de bilheteira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários