Fantasporto começa esta sexta-feira no Batalha

Festival contará com “86 antestreias absolutas”, um foco no cinema japonês, uma retrospectiva de cinema filipino e várias obras portuguesas em competição.

Foto
"S.Ó.S", de Tiago Santos, é a única produção portuguesa nas longas-metragens cortesia fantasporto

O festival de cinema Fantasporto começa esta sexta-feira com a estreia do filme britânico de terror Shepherd, de Russel Owen, com a programação a localizar-se este ano no renovado Batalha- Centro de Cinema.

Esta é a 43.ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, que contará com "86 antestreias absolutas", um foco no cinema japonês, uma retrospectiva de cinema filipino, várias obras portuguesas em competição e tertúlias.

Entre os convidados do Fantasporto está o realizador e encenador estónio Elmo Nuganen, a propósito da denominada "trilogia Melchior", de 2022, que conta com os filmes Melchior the Apothecary, Melchior the Apothecary: The Ghost e Melchior the Apothecary: The Executioner's Daughter.

Dos filmes em competição, destaque ainda para a única produção portuguesa nas longas-metragens, com S.Ó.S, de Tiago Santos, protagonizado por Ivo Saraiva.

Os filmes portugueses na competição de curtas-metragens são Horário em Branco, de Manuel Bernardo Cabral, Quatro Estações, de Carlos Coelho Costa, O Caso Coutinho, de Luís Alves, Skull 3: A Film for a Death Metal Song, de Luís Miranda, Regresso à Casa de Partida antes que a Partida Seja Definitiva, de André Almeida Rodrigues, Incubus, de Tito Fernandes, Sequioso de Vida: Victor de Sá, Irritación, de Diogo Oliveira, e Fissura, de Pedra Sena Nunes.

A sessão de encerramento do Fantasporto acontecerá a 4 de Março, com o filme Once upon a time in the future: 2121, primeira obra da realizadora turca Serpil Altin.

Sugerir correcção
Comentar