Crónica de uma destruição anunciada: o Lagar Velho e o Vale do Lapedo

Ao longo de quatro anos, a Direcção-Geral do Património Cultural falhou a um dos mais importantes sítios arqueológicos nacionais e aos achados que ali se encontravam em iminente risco de destruição.

Esta segunda-feira, dia 13 de Fevereiro, será assinado com pompa e circunstância um protocolo entre o Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), e a Câmara Municipal de Leiria (CML) visando destacar a importância do Vale do Lapedo, onde se localiza o Abrigo do Lagar Velho, classificado como monumento nacional. De entre as diversas ocupações arqueológicas do Paleolítico Superior documentadas neste sítio destaca-se, pela sua enorme relevância científica e patrimonial, a sepultura infantil internacionalmente conhecida como Menino do Lapedo, datada de há 29 mil anos. Constitui, ainda hoje, um importantíssimo achado para o conhecimento da filogénese mais recente da humanidade. É um tesouro da arqueologia nacional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários