Inocência Mata: “A naturalização do imaginário colonial como ‘glorioso’ é fora do tempo”

Carlos Moedas inaugura esta terça-feira a controversa obra de requalificação do Jardim da Praça do Império, em Lisboa, que converte em pedra os brasões em buxo de 1960/61.

belem,colonialismo,camara-municipal-lisboa,patrimonio,culturaipsilon,lisboa,
Fotogaleria
Investigadora Inocência Mata, especialista em Estudos Pós-coloniais dr
#MVR Matilde Fieschi - FPraça do império - 13 de Fevereiro de 2023.
Fotogaleria
Inocência Mata não defende a “remoção” dos brasões, nem de outros monumentos ou iconografia, mas defende a sua descodificação MATILDE FIESCHI

A controversa obra de requalificação do Jardim da Praça do Império, em Lisboa, será inaugurada pelas 12h30 desta terça-feira, em Lisboa, pelo presidente da câmara, Carlos Moedas. Resgate de um projecto histórico de Cottinelli Telmo datado de 1940, ano em que a zona recebeu a Exposição do Mundo Português, a empreitada fica marcada pela preservação, agora em pedra, de um elemento acrescentado em 1960/61 – os brasões que representam “30 capitais de distrito de Portugal e antigas províncias ultramarinas e os escudos da Ordem de Avis e da Ordem de Cristo”, segundo a descrição colocada no local.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários