Filmes portugueses de Laura Gonçalves e de Ary Zara premiados em Clermont-Ferrand

O Homem do Lixo foi o melhor filme de animação do festival francês dedicado à curta-metragem. Um Caroço de Abacate levou para casa os prémios de estudante e de melhor obra queer .

Foto
Para fazer O Homem do Lixo Laura Gonçalves inspirou-se numa história de família DR

A curta-metragem O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, venceu o prémio de melhor filme de animação do Festival de Cinema de Clermont-Ferrand (França), numa edição em que o realizador Ary Zara saiu duplamente premiado.

O festival, dedicado à curta-metragem, terminou este sábado com o anúncio dos filmes vencedores, tendo sido atribuído o prémio de melhor curta de animação a O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, que esteve na corrida para uma nomeação nos Óscares.

O Homem do Lixo, produzido pelo BAP Studio, inspira-se na família da realizadora. É um filme sobre recordações e memórias, a partir da história de vida "do tio Botão", que trabalhou em França na recolha do lixo.

No filme há uma família que se junta à mesa, num almoço de Verão, partilhando memórias sobre esse tio que esteve na guerra colonial e que emigrou à procura de melhores condições de vida.

A curta-metragem portuguesa Um Caroço de Abacate, realizada por Ary Zara, venceu o Prémio Internacional de Estudante, juntando-se ao prémio de melhor filme queer que tinha obtido na sexta-feira.

Produzido pela Take it Easy, Um Caroço de Abacate é uma ficção que narra o encontro entre "Larissa, uma mulher trans, e Cláudio, um homem cis" numa noite em Lisboa, refere a sinopse, sendo as interpretações de Gaya de Medeiros e de Ivo Canelas.

Num curto vídeo divulgado pelo festival, Ary Zara explica que o filme é "uma história muito simples, livre de violência e de morte, e a pensar em novas possibilidades para pessoas trans".

Explica Ary Zara: "Escolhi este tema porque sou uma pessoa trans e estou habituado a ver pessoas como eu no grande ecrã a serem constantemente vítimas de violência, a morrerem e a não poderem expressar felicidade e amor."

Na competição internacional de Clermont-Ferrand, este ano, estiveram Um Caroço de Abacate, O Homem do Lixo, Ice Merchants, de João Gonzalez, As Sacrificadas, de Aurélie Oliveira Pernet, e Slow Light, dos polacos Przemyslaw Adamski e Katarzyna Kijek, co-produzido por Portugal.

À margem da competição, Ice Merchants, o filme português de animação que é candidato aos Óscares, foi eleito na quarta-feira a curta-metragem do ano pela Short Film Conference, uma associação que representa agentes e profissionais de cinema de 42 países.

Na competição Lab de Clermont-Ferrand estava o filme Please Make it Work, de Daniel Soares, e no programa African Perspetive o filme Mistida, de Falcão Nhaga.

O cartaz oficial do festival foi assinado pela realizadora e ilustradora portuguesa Regina Pessoa.

Sugerir correcção
Comentar