Num mês, grupo de jovens de Olhão agrediu 15 imigrantes

Um grupo de jovens, entre os 16 e os 19 anos, agrediu e roubou um cidadão nepalês de 26 anos, em Olhão, mas este não terá sido um caso isolado.

Foto
A PSP está a investigar o caso das agressões em Olhão

As autoridades policiais estão a investigar as agressões cometidas contra um cidadão nepalês, em Olhão, que se tornaram públicas através de um vídeo partilhado nas redes sociais. Contudo, o que aconteceu a 25 de Janeiro não foi um caso isolado. Segundo avançou a SIC, o grupo de jovens está envolvido em, pelo menos, oito situações de agressões a imigrantes.

Já foram identificados alguns dos suspeitos que terão sido responsáveis pelas violentas agressões a um imigrante nepalês de 26 anos. “Poderão ser identificados mais nas próximas horas ou dias”, adiantou este sábado, em declarações aos jornalistas, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

José Luís Carneiro descreveu ainda a agressão bárbara como um comportamento inadmissível e inaceitável que deve ser “exemplarmente punido.

A vítima, há três meses em Portugal, teria acabado de sair do seu primeiro dia de trabalho em Olhão e estaria a caminho de casa, acompanhado por um colega. Ao passar a Rua Vasco da Gama, no centro da cidade algarvia, foram atacados por um grupo, sete ou nove, recordam.

Foto
Imagem do vídeo da agressão que tem circulado nas redes sociais. DR

Enquanto o colega conseguiu fugir, o nepalês de 26 anos foi violentamente agredido. Os atacantes derrubaram-no com pontapés, espancaram-no, bateram-lhe com um pau. Um deles tentou atear fogo ao cabelo da vítima com um isqueiro.

No vídeo em causa, os jovens usam capuzes e os seus rostos não são bem visíveis, mas imagens de videovigilância permitiram às autoridades reconhecê-los. São de Olhão, têm entre 16 e 19 anos e, ainda que a PSP não os tenha identificado formalmente a todos, na cidade já se sabe quem são.

Segundo avançou a SIC, que reuniu imagens gravadas por habitantes de Olhão e vários testemunhos de imigrantes a viver na cidade, no último mês o grupo terá sido responsável por oito agressões, sendo as vítimas 15 imigrantes de origem asiática. Os ataques costumam acontecer pelas 23h, quando as vítimas saem do trabalho.

O ministro da Administração Interna também confirmou que a PSP tem conhecimento de outras circunstâncias equivalentes àquelas que se verificaram com este jovem.

O presidente da Câmara de Olhão, António Pina, já apelou a uma iniciativa por parte das autoridades e diz ter receio de que se faça justiça popular. Já quase toda a gente sabe quem são e começam a surgir grupos de pessoas disponíveis para tratar do assunto de forma oficiosa, afirmou, em declarações à SIC. É uma decisão do Ministério Público e do juiz, mas retirá-los da comunidade brevemente era importante, até para a segurança deles. A população olhanense não aceita aquilo.

Além das reiteradas agressões, o grupo de jovens também roubou a mochila da vítima, enquanto esta, no chão, pedia que parassem de o agredir e lhe devolvessem, pelo menos, os documentos que tinha consigo.

Sim, estamos a investigar [o caso]. Não houve denúncia, mas, como é um crime público, estamos a investigar, confirmou à agência Lusa fonte das relações públicas do comando distrital de Faro da Polícia de Segurança Pública.

Sugerir correcção
Ler 58 comentários