Tem 30 anos e anda nas “zonas de negócios” de Lisboa: o perfil de quem usa trotinetas no dia-a-dia

Têm 30 anos e usam as trotinetas para fazerem, em média, três quilómetros. Lisboa é “um dos melhores mercados” para pelo menos uma das marcas de trotinetas eléctricas.

Foto
Guillermo Vidal

Cerca de cinco anos depois de chegarem a Portugal, as trotinetas assumem-se como um meio alternativo para pequenas deslocações nas cidades, não só de forma lúdica, mas sendo cada vez mais usadas em zonas empresariais.

Em Lisboa são cinco os operadores com licença (Bird, Lime, Link, Whoosh e Bolt), que recentemente assinaram um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa. No documento, entre outras medidas, está a obrigatoriedade de pontos de estacionamento próprios para acabar com o "caos" causado pelo "abandono" das trotinetas nos passeios.

Ficou também acordado um limite de velocidade de 20 quilómetros por hora, além de um contingente máximo de veículos em circulação, que será de 1500 por operador no Inverno e que poderá ir até aos 1750 na Primavera e no Verão.

À Lusa, o responsável da Bolt pela micromobilidade , Frederico Venâncio, explicou que Lisboa é "um dos melhores mercados" para a marca, que se encontra actualmente em 14 cidades portuguesas e também no estrangeiro, provando "que há necessidade de utilização destes veículos" nas áreas urbanas.

"Há um bocadinho esta percepção que a trotinete é um veículo de utilização lúdica, mas não é de todo. Acredito que ao fim de semana muita gente gosta de dar uma volta de trotinete em algumas zonas mais turísticas, mas a verdade é que nós vemos que a grande maioria dos nossos utilizadores são portugueses, são os locais, e o maior fluxo de viagens em zonas corporativas, zonas de negócio", frisou.

Foto
Paulo Pimenta

O cenário foi também referido pelo CEO (director executivo) da Whoosh em Portugal, João Pereira Reis: os dados da marca, que se encontra em Lisboa desde o Verão passado, indicam que "há mais utilizadores locais", contrariando um pouco a ideia de que "só serve de meio de entretenimento". O seu uso, referiu, impõe-se cada vez mais como uma alternativa de transporte para curtas distâncias.

Subscrição mensal, três quilómetros por dia

Desde Julho de 2022, os utilizadores da Whoosh percorreram 80 mil quilómetros, acrescenta João Reis, lembrando que se está somente a falar de um operador e que existem outros na cidade, pelo que o número de viagens neste meio de mobilidade suave será já uma alternativa em muitos casos.

O responsável adiantou também que cerca de 41% dos utilizadores das suas trotinetas viajam através do modo de subscrição, seja semanal ou mensal, "no qual uma pessoa, no fundo, compra um pacote de viagens e usa a trotinete no âmbito desse pacote", além da possibilidade de viagens únicas.

"Em Lisboa, as pessoas estão a adoptar este meio de transporte para o seu dia-a-dia. A distância em média percorrida pelas nossas trotinetas é de três quilómetros e o nosso utilizador tem, em média, cerca de 30 anos", exemplificou.

As avenidas da República, Fontes Pereira de Melo, Liberdade, Brasil, Duque D"Ávila e Almirante Reis são das zonas com mais utilização, a par da Ribeira das Naus e todas as zonas lisboetas com ciclovias, segundo os dois responsáveis.

Sugerir correcção
Comentar