Quem não tem IRA caça com BEA?

Macron apelou a um Buy European Act (BEA), uma espécie de “Europa Primeiro”, uma resposta à forma como os EUA, mas também a China, protegem/financiam as suas indústrias.

Onde estava o leitor a 16 de agosto de 2022? Entretido com a Volta a Portugal ou com os passeios convidativos da época estival? Não diga que perdeu a promulgação do Inflation Reduction Act (IRA) pelo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA). Se perdeu, não se sinta culpado, a União Europeia (UE) também perdeu. Mas não nos apressemos a censurá-la. Este é só o maior investimento em segurança energética e a legislação sobre transição climática mais significativa da história americana. São quase 355 mil milhões de euros para financiar energia verde e conceder créditos fiscais. O IRA equivale a quase ano e meio do PIB português ou a cerca de 1800 Cristianos Ronaldos contratados pelo Al-Nassr.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar