França: uma reforma das pensões “responsável” e “necessária”, ou “injusta” e “ideológica”?

Doze anos depois, os sindicatos unem-se contra o Governo de França. Os argumentos por trás da reforma do sistema de pensões puseram os franceses contra Macron.

Foto
A maioria dos franceses está contra o aumento da idade da reforma para os 64 anos Reuters/BENOIT TESSIER

“Redistributiva” e “justa” para o Governo; “ideológica” e “injusta” para os sindicatos — “uma reforma de equilíbrio financeiro às custas dos trabalhadores”, resume Laurent Berger, presidente da CFDT, a confederação sindical que representa 875 mil trabalhadores de França. Todos os presidentes desde François Mitterrand tentaram pôr em causa o legado da reforma aos 60 anos, e todos travaram duras batalhas. Emmanuel Macron diz ter sido reeleito precisamente para pôr em prática a sua reforma do sistema de pensões, “legítima”, “necessária” e “responsável”. Entre dois terços e três quartos dos franceses discordam.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários