O golo 1000 de Pelé talvez tenha sido o golo 1001

Não há uma contabilidade única sobre os golos que o “Rei” marcou ao longo da sua carreira e há dúvidas sobre qual terá sido o milésimo golo.

Foto
Pelé celebrou o golo mil no Maracanã Pictorial Parade/Archive Photos/Getty Images

“Depois do Estádio Mário Filho [Maracanã], todos os campos pequenos se tornam galinheiros irremediáveis.” Para o grande Nélson Rodrigues, não podia ser outro o palco para o 1000.º golo de Edson Arantes do Nascimento que não aquele magnífico estádio carioca que tinha o nome do seu irmão. “O Pacaembu é um galinheiro, o campo do Botafogo, do Fluminense, do Parque Antártica, e centenas de milhares de outros campos obsoletos, são outros tantos galinheiros.” Foi no Maracanã que o rei Pelé celebrou a chegada aos quatro dígitos de remates certeiros, um penálti convertido com a camisola do Santos a 19 de Novembro de 1969, seguido de invasão de campo. Foi esse o golo que ficou cristalizado como o milésimo no Maracanã e contra o Vasco da Gama – que, por coincidência, era o seu “time” do coração.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar