Com a morte de Ratzinger, quem será o novo porta-voz dos conservadores católicos?

O norte-americano Timothy Broglin é candidato à liderança dos conservadores católicos, a par de Raymond Burke. Mas há também quem aponte o alemão Gerard Müller como a nova referência.

Foto
O arcebispo Georg Gänswein foi secretário do Papa emérito Bento XVI Alessandro Bianchi/REUTERS

A morte de Bento XVI está a adensar as pressões do sector conservador da Igreja Católica para que Francisco possa renunciar ao cargo, aproveitando o precedente aberto pelo seu antecessor. Poucos dias depois de Georg Gänswein, o secretário do Papa emérito, ter publicado em Itália o livro em que revela a existência de tensões entre os dois Papas, nomeadamente no tocante a temas fracturantes na Igreja como a homossexualidade e o aborto, mas também à proibição das missas em latim, multiplicam-se na imprensa italiana especulações sobre o recrudescimento do sector católico mais conservador, liberto agora do freio que lhes era colocado pelo teólogo alemão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários