Alarme no “comboio Maia” que está a dividir ao meio a selva no México

Cientistas alertam para riscos ambientais da construção no novo caminho-de-ferro no sul do México. Ao longo de quase um ano, a Reuters fotografou a construção da linha férrea com 1500 quilómetros.

azul,planeta,ecossistema,comboios,america-latina,mexico,
Fotogaleria
Os carris do comboio empilhados perto do local onde está a ser construída a secção 3 da nova rota do comboio Maia, em Maxcanu, Yucatan, México Jose Luis Gonzalez/REUTERS
azul,planeta,ecossistema,comboios,america-latina,mexico,
Fotogaleria
Uma área residencial, que está a ser desenvolvida para a secção 5 da nova rota do comboio Maia, é vista de cima em Playa del Carmen, Quintana Roo, México Jose Luis Gonzalez/REUTERS
azul,planeta,ecossistema,comboios,america-latina,mexico,
Fotogaleria
Trabalhadores no local de construção da secção 4 da nova rota do comboio Maia em Valladolid, Yucatan, México Raquel Cunha/REUTERS
azul,planeta,ecossistema,comboios,america-latina,mexico,
Fotogaleria
Trabalhadores desbravam árvores para a construção da secção 4 da nova rota do comboio Maia, perto de Nuevo Xcan, Chemax, México Jose Luis Gonzalez/REUTERS
azul,planeta,ecossistema,comboios,america-latina,mexico,
Fotogaleria
Um apicultor recolhe mel na Reserva da Biosfera de Calakmul, perto do local de construção na secção 7 da nova rota do comboio Maia, em Calakmul, México Raquel Cunha/REUTERS
México
Fotogaleria
Um peru atravessa a estrada na Reserva da Biosfera de Calakmul, perto de onde passará o troço 7 da nova rota do comboio Maia, em Calakmul, México Raquel Cunha/REUTERS
Trem
Fotogaleria
As ruínas maias de Calakmul acima das árvores na Reserva da Biosfera de Calakmul, perto de onde está a ser construída a secção 7 da nova rota do comboio Maia, em Calakmul, México Raquel Cunha/REUTERS
Al Jazeera Inglês
Fotogaleria
Um homem passa por uma casa que foi destruída para limpar espaço para a construção da nova rota do comboio Maia na Candelária, Campeche, México Raquel Cunha/REUTERS

Há partes das remotas selvas do sul do México que mal mudaram desde a época dos antigos maias. Aos olhos do Presidente Andrés Manuel Lopez Obrador, o novo caminho-de-ferro que o seu governo está a construir - conhecido como o Tren Maya - trará uma moderna ligação a áreas que durante gerações estiveram privadas de benefícios económicos significativos.

Mas o caminho-de-ferro e a sua construção apressada também põem em perigo, de forma crítica, a natureza intocada e os antigos sistemas de cavernas sob o chão da selva, dizem muitos cientistas e activistas ambientais.

O caminho-de-ferro "está a dividir a selva ao meio", diz Ismael Lara, um guia que leva os turistas a uma caverna que abriga milhões de morcegos perto da Reserva da Biosfera de Calakmul. Ismael Lara teme que o comboio perturbe as rotas da vida selvagem e atraia demasiado desenvolvimento para os ecossistemas frágeis.

Ao longo de quase um ano, a Reuters fotografou a construção em pontos ao longo de toda a extensão da linha férrea planeada, documentando a evolução do projecto emblemático que Lopez Obrador se comprometeu a terminar até ao final de 2023.

Os 1470 quilómetros de linha férrea estão preparados para transportar comboios a diesel e eléctricos através da Península de Yucatan e ligar o principal destino turístico do México, Cancun, aos antigos templos Maias de Chichén Itzá e Palenque.

Foto
Trabalhadores na construção da secção 4 da nova rota do comboio Maia, perto de Uayma, Yucatan, México REUTERS/Jose Luis Gonzalez

O caminho-de-ferro dividiu profundamente os mexicanos e as controvérsias em torno da construção são um reflexo das lutas que os países em desenvolvimento em todo o mundo enfrentam para equilibrar o progresso económico com a responsabilidade ambiental.

A FONATUR, agência de turismo do México responsável pelo projecto, afirmou que o caminho-de-ferro irá tirar mais de um milhão de pessoas da pobreza e poderá criar até 715 mil novos empregos até 2030. Os custos de construção desta obra aproximam-se dos 20 mil milhões de dólares, disse Lopez Obrador em Julho.

Mas com o projecto já atrasado e com milhares de milhões de dólares acima do orçamento, cientistas e activistas dizem que o governo cortou nos seus cálculos de risco ambiental numa tentativa de concretizar este projecto enquanto Lopez Obrador ainda estiver em funções.

Em Dezembro, peritos das Nações Unidas alertaram para o facto de o caminho-de-ferro se encontrar com estatuto de projecto de segurança nacional, o que permite ao governo contornar as habituais salvaguardas ambientais, e apelaram ao governo para proteger o ambiente de acordo com as normas globais.

A FONATUR defendeu a rapidez com que os estudos foram produzidos. "Não são necessários anos, são necessários conhecimentos especializados, conhecimentos e capacidade de integração", afirmou uma fonte oficial da agência em resposta a perguntas da Reuters. Recusou-se a comentar a declaração da ONU.

Foto
REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Foto
REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Foto
REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Foto
REUTERS/Jose Luis Gonzalez

As cavernas e ecossistemas

A rota do Tren Maya vai cortar uma faixa de até 14 metros de largura ao longo de alguns dos ecossistemas mais singulares do mundo, aproximando o mundo moderno de espécies vulneráveis como as onças-pintadas - e os morcegos.

Irá também passar por cima de um sistema de milhares de cavernas subterrâneas escavadas no leito calcário macio da região ao longo de milhões de anos.

As cavidades naturais no solo que albergam piscinas cristalinas conhecidas como cenotes pontuam a península de Yucatan, onde a superfície calcária expõe as águas subterrâneas. Aliás, o rio subterrâneo mais longo que se conhece no mundo passa através das cavernas, que foram também local de descobertas, tais como fósseis humanos antigos e artefactos maias como uma canoa que terá mais de 1000 anos.

Foto
As borboletas são vistas em terrenos desflorestados onde está a ser construída a secção 5 da nova rota do comboio Maia, em Solidaridad, Quintana Roo, México REUTERS/Jose Luis Gonzalez

Com uma execução do projecto com erros, o caminho-de-ferro corre o risco de romper o frágil terreno, incluindo em cavernas ainda por explorar, diz Emiliano Monroy-Rios, um geoquímico mexicano da Northwestern University que estudou exaustivamente as cavernas e cenotes da área.

O gasóleo, acrescenta, também poderia chegar à rede de piscinas e rios subterrâneos, a principal fonte de água doce na península. Com apenas menos de 20% do sistema subterrâneo que se crê ter sido mapeado, de acordo com vários cientistas entrevistados pela Reuters, tais danos poderiam limitar importantes descobertas geológicas.

O estudo de impacto ambiental do governo para a Secção 5, o trecho mais controverso, diz que os impactos ambientais são "insignificantes" e têm sido adequadamente mitigados. O estudo diz que o risco de colapso foi tido em conta na engenharia da linha, e que a área será observada através de um programa de prevenção.

Foto
REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Foto
REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Foto
REUTERS/Jose Luis Gonzalez

Dezenas de cientistas discordam e já escreveram diversas cartas abertas denunciando que as avaliações estão repletas de problemas, incluindo dados desactualizados, a omissão de cavernas recentemente descobertas e a falta de contribuição de especialistas locais em hidrologia.

"Não querem reconhecer a fragilidade desta região", diz Fernanda Lases, uma cientista baseada em Mérida da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), defendendo que os problemas identificados são "altamente preocupantes".

Os nomes dos 70 peritos que participaram no estudo do governo foram retirados da publicação. Uma pesquisa utilizada pelo governo para apoiar as suas conclusões foi retirada de um blogue de Monroy-Rios, que afirma nunca ter sido contactado pelos autores do relatório. A sua investigação realça a necessidade de uma vigilância e monitorização extensivas para qualquer projecto de infra-estruturas na região. O especialista assegura que isso não aconteceu.

"Acho que as suas conclusões foram pré-formatadas", disse Monroy-Rios. "Eles querem fazer isto rapidamente" e isso "é parte do problema. Não há tempo para a exploração adequada".

Foto
Uma árvore marcada com uma seta vermelha no local de construção da secção 5 da nova rota do comboio Maia, em Playa del Carmen, Quintana Roo, México REUTERS/Raquel Cunha

Um perito que participou nos relatórios e falou com a Reuters sob condição de anonimato, confirmou apenas que o trabalho foi feito rapidamente. "Houve pressão, especialmente devido aos prazos de entrega", admitiu o perito.

O perito manifestou preocupação de que o governo não atenuaria devidamente os riscos que os peritos tinham destacado nos estudos de impacto do governo ou que dedicariam os recursos necessários à manutenção do comboio.

A FONATUR disse que o projecto teria recursos e cuidados de acompanhamento no futuro, incluindo programas estabelecidos para a protecção ambiental. "O projecto do comboio Maia é obviamente seguro, monitorizado e regulado pelas autoridades ambientais como tem acontecido até agora", disse a agência à Reuters.

A Inecol, o instituto de ecologia do México que produziu os relatórios, não respondeu a repetidos pedidos de comentários. Um porta-voz de Lopez Obrador também não respondeu a um pedido de comentários.

Uma casa na orla da floresta que foi desmatada para a construção do troço 5 da nova rota do comboio Maia, em Solidaridad, Quintana Roo, México REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Um homem numa motocicleta atravessa a antiga linha do comboio onde o troço 3 da nova linha do comboio Maia foi planeado para ser construído antes dos protestos deslocarem a construção para a periferia da cidade, em Chochola, Yucatan, México REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Juan observa a construção da secção 3 da nova rota do Comboio Maia, que diz ter destruído parte da sua casa, em Maxcanu, Yucatan, México REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Mulheres com vestidos tradicionais encomendam comida, perto de onde está a ser construída a secção 2 da nova rota do Comboio Maia, em Tenabo, Campeche, México, REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Pessoas sentadas fora da igreja e do convento de Santo Domingo em Uayma, perto de onde está a ser construída a secção 4 da nova rota do comboio Maia, Yucatan, México REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Rosario Jimenez fica em frente à sua nova casa depois de ter sido deslocada devido à construção do troço 1 da nova rota do comboio Maia, na cidade de Haro, Escarcega, Campeche, México REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Luz Elba Damas Jimenez, 69 anos, com a sua família, na cidade de Xkuncheil, Tenabo, Campeche, México REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Fotogaleria
Uma casa na orla da floresta que foi desmatada para a construção do troço 5 da nova rota do comboio Maia, em Solidaridad, Quintana Roo, México REUTERS/Jose Luis Gonzalez

Quem apoia o projecto?

Apesar das preocupações sobre o caminho-de-ferro, o projecto tem o apoio de muitos habitantes de aldeias que durante décadas se sentiram largamente esquecidas nos planos de desenvolvimento nacional.

Em Xkuncheil, uma pequena cidade poeirenta de cerca de 140 pessoas na secção 2 do comboio que passa pelo estado de Campeche, Luz Elba Damas Jimenez, com 69 anos, é proprietária de uma pequena loja que vende refrigerantes e snacks perto dos carris. Muitos dos seus vizinhos, especialmente os jovens, estão a trabalhar no projecto, diz, reconhecendo também que agora tem mais clientes.

"O governo está a trabalhar em coisas boas para o país. Por vezes não há "trabalho nestas pequenas cidades, mas agora eles têm empregos", argumenta. "A verdade é que podemos ser agora beneficiados.”

Martha Rosa Rosado, a quem foi oferecido um pagamento governamental para se mudar quando um plano anterior para as pistas foi estabelecido para passar pela sua casa no bairro de Camino Real, em Campeche, faz eco a este sentimento. "Nenhum governo jamais se lembra do Sudeste. Tudo vai para o norte, e o sudeste é esquecido", diz.

Foto
Um bulldozer limpa a selva para a construção do troço 4 da nova rota do comboio Maia, perto de Nuevo Xcan, Chemax, Yucatan, México REUTERS/Jose Luis Gonzalez

A cerca de 450 quilómetros de distância, em Playa del Carmen, perto das estâncias balneares movimentadas por turistas, um grupo de voluntários - revestidos de capacetes e faróis - desce às grutas aos fins-de-semana para monitorizar o seu estado.

Roberto Rojo, biólogo do grupo, diz que o comboio colocará todo o ecossistema acima e abaixo do solo em risco.

"Estão agora a fazer estudos que precisavam de ter sido feitos há pelo menos quatro anos", diz Roberto Rojo dentro de uma caverna directamente abaixo da qual o comboio deverá passar.

Atrás dele, as raízes das árvores descem do tecto da caverna como corda grosseira, esticando-se para serem apaziguadas pela água reunida a seus pés.

"Esta é a nossa vida. Estamos a pôr em perigo a estabilidade deste ecossistema.”

Sugerir correcção
Ler 2 comentários