Dakar2023: Benavides “bisa” e Loeb vence pela 19.ª vez

Skyler Howes (Husqvarna) conserva o comando da geral nas motas, agora com Toby Price a apenas três segundos de distância.

Foto
Loeb em acção na 9.ª etapa do Dakar Reuters/HAMAD I MOHAMMED

O argentino Luciano Benavides (Husqvarna) venceu nesta terça-feira a nona etapa das motas da 45.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, enquanto o francês Sébastien Loeb (BRX) ganhou nos automóveis, naquele que foi o seu 19.º triunfo em tiradas.

No regresso à competição após um dia de descanso, Benavides gastou 3h18m44s para cumprir os 358 quilómetros de especial cronometrada entre Riade e Haradh, na Arábia Saudita, país que, pelo quarto ano consecutivo, recebe a totalidade da prova.

O australiano Toby Price (KTM) foi o segundo mais rápido, a 1m02s do argentino, com o líder da geral, o norte-americano Skyler Howes (Husqvarna) em terceiro, a 2m57s.

Benavides tornou-se, assim, no primeiro piloto a "bisar" na edição deste ano, na competição das motas, depois de já ter vencido a sexta etapa.

O luso-germânico Sebastian Bühler (Hero) foi 15.º, a 16m55s, com Mário Patrão (KTM) em 35.º, a 39m48s.

Na geral, Howes manteve a liderança, mas apenas com três segundos de vantagem sobre Toby Price. O argentino Kevin Benavides (KTM), irmão do vencedor da etapa, é terceiro, a 5m09s. Bühler é 25.º, já a 5h03m55s, enquanto Mário Patrão é 36.º, a mais de sete horas do líder.

O dia ficou ainda marcado por nova queda do espanhol Joan Barreda (Honda), oitavo da geral, que foi transportado de helicóptero para um hospital devido a dores nas costas.

Carro de Sainz capotou

Nos automóveis, Sébastien ​Loeb venceu pela 19.ª vez na sua carreira no Dakar, apesar de uma penalização de 2m10s por excesso de velocidade, deixando o lituano Vaidotas Zala (Toyota), navegado pelo português Paulo Fiúza, na segunda posição, a 57 segundos. O francês Guerlain Chicherit (BRX) fechou o pódio, a 2m08s do compatriota e chefe de fila.

O espanhol Carlos Sainz (Audi), vítima de um capotamento ao quilómetro seis da especial, ficou a queixar-se de dores nas costas e chegou a entrar no helicóptero médico da organização para ser assistido no hospital. Contudo, pediu para regressar à pista, ficando junto ao veículo a aguardar a chegada do camião de assistência, para tentar reparar o Audi e retomar a prova.

Sainz era, à partida desta etapa, 100.º classificado, depois do tempo perdido e de uma penalização sofrida na sexta etapa, na sequência de outro despiste.

Na geral, o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota), que nesta terça-feira foi oitavo, mantém o comando dos automóveis, agora mais folgado pois o sul-africano Henk Lategan (Toyota), que era segundo classificado, sofreu problemas mecânicos e atrasou-se.

Assim, o brasileiro Lucas Moraes (Toyota) subiu ao segundo lugar, a 1h21m57s, enquanto Loeb entrou nos lugares do pódio, sendo terceiro, a 1h43m08s.

Na quarta-feira, os pilotos enfrentam a 10.ª etapa, entre Haradh e Shaybah, com 113 quilómetros cronometrados no deserto Rub' al-Khali.

Sugerir correcção
Comentar